Free Fire: após os nerfs e buffs do Dia de Booyah, que personagens usar?
A atualização Dia do Booyah já está disponível nos servidores do Free Fire e trouxe uma série de modificações. Em especial, em alguns personagens, que tiveram a eficiência de suas habilidades melhoradas ou reduzidas, mudando totalmente o meta.
Analisamos cada uma das alterações feitas pela Garena e te contamos quem merece sua atenção nessa temporada. Chega mais, tropinha!
Chrono piorou
Patch após patch, Chrono continua desbalanceado. Ele é o maior responsável por criar um meta irritante, que, em diversos combates, elimina o fator habilidade da equação.
A "bolha", como é popularmente conhecida a habilidade do personagem, acaba com o ímpeto dos adversários e destrói estratégias bem montadas com apenas um toque na telinha, o que tornou Chrono um dos personagens mais populares em todos os modos de jogo e vem irritando desde jogadores casuais até grandes personalidades do cenário.
Na atualização de outubro, ele ganhou mais um nerf. Desta vez, a duração da habilidade diminuiu de oito para cinco segundos, uma redução significativa de quase 40%. Além disso, o tempo de recarga no nível máximo passou de 170 para 220 segundos e o aumento de velocidade caiu de 15% para 10% no nível máximo.
Não dá pra negar que a Garena vem pegando pesado com Chrono, mas ainda assim achamos que compensa muito escolhê-lo. Principalmente se utilizarmos meios de reduzir os impactos do nerf no tempo de recarga, como pets, por exemplo. A função da habilidade continua poderosa e pode virar qualquer combate - enquanto isso não mudar, ele continuará popular.
De toda forma, o uso da "bolha" está mais punitivo e deve reduzir a eficiência de Chrono, o que é uma boa notícia para o meta do jogo em geral.
Wukong piorou
Se não fosse por Chrono, Wukong provavelmente seria o personagem mais falado do meta nas últimas temporadas. Desde que recebeu o buff de zerar o tempo de recarga ao matar um inimigo logo após sair do disfarce, ele se tornou bastante popular e vem fazendo bonito no casual e no competitivo.
A Garena entende que o personagem está rápido demais no modo camuflado, o que o torna um alvo difícil de se acertar e aumenta as chances de conseguir um abate e reiniciar o tempo de recarga. Além disso, vale lembrar que, enquanto camuflado, o hitbox de Wukong é menor do que no modo padrão. Então, a partir de agora, sua velocidade ao se camuflar foi diminuída em 20%.
Ele continua ótimo, mas a redução irá incomodar bastante quem se acostumou durante as duas últimas temporadas. Ela atrapalha bastante na hora de se posicionar para conseguir os abates. É questão de se adaptar e, talvez, mudar o resto da composição para garantir velocidade extra. Mas tudo isso não deve mudar o lugar de destaque de Wukong no meta.
Andrew piorou
A versão despertar de Andrew, "O Destemido", reduz o dano recebido pelo personagem e pode reduzir ainda mais caso tenha mais Andrews na composição do squad.
A Garena avaliou que essa redução se torna muito alta quando o squad inteiro possui Andrew na composição, o que acaba com a eficiência das armas dos adversários.
Mas, curiosamente, o nerf aconteceu diretamente na habilidade do personagem, e não no ganho por repetição no grupo. Agora, a redução no nível máximo caiu de 14% para 11%. Ou seja, ela também irá afetar quem utiliza o personagem no modo solo, o que não condiz com a justificativa dada pela desenvolvedora.
De qualquer forma, Andrew, o Destemido, já era um personagem situacional e ainda continua sendo uma ótima escolha dependendo do restante da composição, mesmo sendo um pouco menos efetivo. Já a combinação de Andrews no squad deve perder sua popularidade.
Shiro melhorou
Shiro tem uma boa habilidade, ao menos no papel: no nível máximo, ao ser atingido por um inimigo dentro de 100 metros, o atirador ficará marcado por oito segundos e o primeiro tiro contra inimigos marcados tem 100% de penetração adicional em armaduras.
O problema é que o tempo de recarga era de 20 segundos no nível máximo, o que é muito para o personagem focado no rushadão e que luta várias vezes em um curto período de tempo.
A Garema ajustou esse detalhe e o tempo caiu pela metade: 10 segundos no nível máximo. Para jogadores que jogam de uma forma mais agressiva, Shiro se tornou uma opção muito atraente. Achamos que a Garena pode reduzir ainda mais esse tempo, mas já é um ótimo primeiro passo.
Jay voltou... ou não
Jay saiu oficialmente da loja na última temporada, mas sua habilidade está retornando em forma de item. Com o novo Biochip Recarga Furiosa, disponível na loja do Free Fire, é possível ter a habilidade de um personagem sem que ele esteja em seu plantel. O produto foi criado especificamente para suprir a ausência de Jay.
A habilidade de Jay não tem muito impacto no jogo e nunca chegou a se popularizar. Embora seja legal para completar a coleção, não recomendamos gastar seus dimas caso você ainda não tenha os melhores personagens do jogo, que têm habilidades muito superiores disponíveis.
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