Topo

Steam Deck: novo portátil é boa opção para substituir um PC Gamer?

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

22/07/2021 04h00

A Valve recentemente anunciou o Steam Deck, um PC portátil com a proposta de rodar os games da biblioteca do Steam dos jogadores.

O aparelho está previsto para dezembro deste ano e, além do modo portátil, também poderá ser conectado a um dock e funcionar como um mini PC. Inclusive, será possível instalar mods, outros aplicativos como um desktop comum.

Internamente, o Steam Deck possui uma APU da AMD, ou seja, CPU e GPU em um só chip, com tecnologia Zen 2 e arquitetura RDNA 2, os mais avançados atualmente da fabricante e a mesmas que estão presentes nos novos PS5 e Xbox Series.

Mas será que o Steam Deck é uma boa opção para substituir PC Gamers? Afinal, o mercado viu o aumento exagerado no preço de muitas peças, principalmente de placa de vídeo.

Para a apresentadora do canal AMD Brasil e especialista em PC Gamer, Dyuky, talvez não seja o caso.

Dyuky youtuber - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Para quem está pensando em comprar PC, o Steam Deck não substitui

A Valve tem um baita desafio a frente do Steam Deck por causa do Linux, o sistema operacional em que é baseado o SteamOS, que virá no aparelho para rodar os games de Steam.

O Linux não é conhecido por ser o mais amigável e com melhor suporte para games, tanto que muitos jogos populares de Steam não rodam nele. É o caso de Destiny 2, Apex Legends e Rainbow Six Siege.

Steam Deck videogame PC portátil da Valve - Divulgação/Valve - Divulgação/Valve
Não são todos os games do Steam que rodariam no Steam Deck hoje
Imagem: Divulgação/Valve

Para remediar isso, a empresa promete aperfeiçoar o Proton, uma ferramenta que possibilita rodar games de Windows no Linux e que é desenvolvido pela própria Valve.

Só que esse não é o único problema para o Steam Deck, e nós conversamos sobre eles, além de falarmos mais detalhadamente sobre especificações técnicas, preços e características no podcast Game Trends.

Ouça e venha participar você também da conversa: mande um e-mail para oi.gametrends@gmail.com que poderemos ler sua mensagem no próximo programa.

Apresentação: Bruno Izidro e Letícia Wexell
Convidada: Dyuky
Edição: Victor Hugo Borges

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol