Mago Controle sempre foi uma função altamente necessária durante as épocas em que o meta de League of Legends era mais focado em objetivos e lutas 5×5. A função de Mago Controle tem sido distribuída pelo mapa da seguinte forma:
- Lissandra, Karma, Viktor e Ryze na Rota superior.
- Ziggs, Syndra e Vel'Koz na Rota inferior.
O meta da vez é usufruir da função de Mago Controle na Rota do Meio e fazer as rotações com sua equipe, garantindo recursos e estabelecendo o controle dos objetivos.
Função
O Mago Controle é uma espécie de segundo suporte da equipe. As diferenças entre o Mago Controle e o Suporte são o dano causado e a prioridade de recursos.
A sua função quando jogar de Mago Controle é basicamente a seguinte: procurar rotações com a equipe, controle de terreno durante lutas, desestabilizar a formação da equipe inimiga e garantir recursos de forma segura.
Essa é uma função que geralmente demora um pouco mais para ficar bem forte, então é bom evitar o máximo possível a chance de ser abatido.
Exemplos de sua função: chegar nas outras rotas com o Aurelion Sol, acertar pelo menos 3 inimigos com a Ultimate da Orianna, acertar o Carregador inimigo com a bolha da Zoe e por aí vai.
Rota
Para que a função básica seja cumprida, como foi dito no tópico acima, garantir recursos deve ser o seu foco principal. Por exemplo, um Veigar, que não consegue juntar dano mágico suficiente acaba sendo inútil durante a partida.
Então na rota, é recomendado que você jogue atrás mesmo, sempre em segurança! Evite se colocar em posição de risco! A nova regra das torres auxilia nessa correção, já que atualmente é inviável para um mago atacar uma torre sozinho e antes de 5-7 minutos iniciais.
A disciplina na rota vai impactar bastante nos momentos de rotação.
Rotação
Chegamos no ponto onde esse arquétipo de personagem melhor se encaixa: rotações da equipe. A disciplina na rota vai impactar na quantidade de recursos que você for ganhar, com esse recursos vem os itens, que vamos abordar no próximo tópico.
Durante uma rotação, o objetivo é garantir pelo menos um abate, no mínimo. Entretanto, para matar, você precisa de dano e um mago sem dano é só mais um alvo fácil para a tropa inimiga.
Durante a rotação, é importante que você aproveite das suas habilidade de dano em área anteriormente e empurre as suas tropas na torre no inimigo, dessa forma, você força o seu oponente a perder recursos caso resolva sair da rota. Caso consiga algum abate ou objetivo maior, o valor de ter feito essa estratégia com as tropas, aumentará exponencialmente.
O foco aqui é o seguinte: as habilidades de dano em área do seu campeão. Vamos utilizar a Orianna como exemplo:
- W - causa lentidão e bastante dano na equipe inimiga
- R - com o Ultimate da Orianna comande sua Esfera para desferir uma onda de choque, causando Dano Mágico e deslocando inimigos próximos em direção à Esfera após um curto intervalo.
Um campeão como a Orianna precisa da sua equipe, principalmente para aproveitar do efeito da sua Ultimate. Mago Controle não trabalha sozinho, lembre-se disso! Manter a rotação com seu Caçador ou qualquer outro causador de dano da equipe é fundamental para conseguir ser mais efetivo na partida.
Itens
A construção de itens do mago controle costuma ser mais simples. Geralmente, você quer itens que vão fornecer mais aceleração de habilidade, ou seja, é bom seguir o novo combo de itens que vem aparecendo bastante com a atualização 11.5, veja abaixo:
A combinação desses três itens concede mais de 200 de poder de habilidade (contando com runas e Anel de Doran), mais de 90 de aceleração de habilidade (contando com a Runa de Aceleração) e 800 de vida.
Todos esses atributos são fantásticos para um Mago Controle, entretanto, por mais que seja um ótimo combo de poder, é importante saber ser flexível nas partidas. Haverá jogos em que começar com um item que possa cortar curas, será mais eficiente.
Lembre-se de ser disciplinado e respeitar o seu oponente, Mago Controle não é um arquétipo de função que pode jogar muito agressivo, ou seja, jogue em equipe dará tudo certo.
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