PUBLICIDADE

Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cinco dicas para melhorar sua fase de rotas em League of Legends

Conheça algumas dicas valiosas que podem te garantir a vitória, se seguidas corretamente  - Divulgação/RiotGames
Conheça algumas dicas valiosas que podem te garantir a vitória, se seguidas corretamente Imagem: Divulgação/RiotGames

Daniel Moura e Guilherme Augusto

Do GameHall

24/02/2021 04h00

Em League of Legends, a fase de rotas geralmente é onde a partida será definida. Em nível profissional, um erro pode custar o resto do jogo, mas nos ranques mais baixos, vencer a fase de rotas ainda é possível mesmo estando atrás.

Ter um Caçador presente e respeitar a movimentação de ambos Caçadores, observar e respeitar a pressão das rotas, conhecer seu campeão, saber a sua função e a função do campeão inimigo e claro, dividir os recursos no mapa são conhecimentos fundamentais para a vitória.

Aqui estão cinco dicas para melhorar sua fase de rotas:

Qual é a função do seu campeão?

League of Legends Artigo 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Atirador - Campeão que ataca de longa distância, geralmente usado na rota inferior.

Mago - Campeão que depende das habilidade para causar dano em inimigos ou proteger aliados, geralmente usado na rota do meio ou como suporte.

Lutador - Campeão geralmente melee, causa dano com ataque básico e habilidades. Geralmente usado no topo ou selva.

Tanque - Campeão que serve como esponja de dano. Sua função é ser linha de frente ou iniciador de lutas, fazendo o possível para proteger os carregadores. Usado no topo, selva e como suporte.

Suporte - Campeão com a função de proteger o carregador. Utilizam suas habilidades para curar, controlar inimigos, dar escudos e iniciar ou desengajar lutas.

Assassino - Campeão com a função de eliminar o carregador. Suas habilidades geralmente são a maior fonte de dano e possuem maneiras de escapar de inimigos ou de aproximar do carregador sem dificuldades.

Saber a função do seu campeão vai ajudar muito em confrontos desconhecidos, ou seja, quando estiver contra um campeão que você ainda tem dificuldades contra. Entender que a função do tanque e do suporte é proteger e ajudar a equipe vai te ajudar numa fase de rotas mais tranquila e evitar erros.

Qual é a função de cada rota?

League of Legends Artigo 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Topo - Se você joga na rota superior, a sua função BÁSICA é não morrer! No início da partida, a maior parte da movimentação irá acontecer na parte inferior do mapa devido ao nascimento do Dragão. Para que sua função seja feita com classe, dependendo do tipo do seu campeão, o teleporte deve ser usado para garantir o objetivo. Caso estiver com um campeão lutador/duelista, as vezes é melhor continuar empurrando sua rota. Isso evita que o jogador inimigo do topo saia para ajudar a equipe.

Selva - O caçador tem a mesma ideia de ajudar o time como o suporte tem, mas diferente de curas, auras de atributos e proteções, o Caçador ajuda o time ampliando os ganhos de ouro e reduzindo os prejuízos causados por ações inimigas. Por ter a capacidade de se movimentar com uma frequência maior por todo o mapa, o Caçador consegue ditar o ritmo do jogo fazendo com que os oponentes cometam erros ou evitem realizar ações que poderiam beneficiar o time inimigo.

Meio - Também como o carregador da partida, o jogador da rota do meio tem como função de ajudar no controle de objetivos, eliminar o carregador inimigo e distribuir vantagem pelo mapa. O jogador da Rota do Meio é o único que está próximo das duas rotas, ou seja, é importante que o jogador saiba rotacionar e fazer a função de emboscada, com ou sem o caçador. De mago ou assassino, não importa, mantenha a onda de minions empurrada e se movimente.

Atirador/Rota inferior - Causar dano, ser útil, posicionar bem. A função do Atirador/Rota Inferior deve ser uma das mais complexas do jogo. Enquanto tem um companheiro te protegendo do seu lado, tem 5 inimigos do outro tentando te matar. Jogue com isso em mente! Um bom posicionamento pode mudar tudo em uma luta. Ser paciente na fase de rotas, pegar recursos e evitar emboscadas é nada mais que o básico que todos dessa função precisam praticar.

Suporte - PROTEGER O CARREGADOR! Nada mais. Todo trabalho durante a partida, precisa ser com o foco em proteger sua equipe e garantir a vitória. Curas, habilidades de controle em grupo, escudos, efeitos de lentidão, ou seja, tudo precisa ser usado nesse intuito. Garantir uma boa visão é sua função secundária, já que atualmente todo mundo pode ajudar nisso. Se você conseguir ajudar na visão dos objetivos e a movimentação do Caçador/time inimigo na selva, será essencial para o time.

Como o caçador pode impactar sua partida

League of Legends Artigo 3 - Reprodução - Reprodução
League of Legends
Imagem: Reprodução

Para que um Caçador seja relevante numa partida, ele deve se questionar e saber responder duas perguntas: Quando e porque ele deve fazer tal ação?

Por mais que a função do Caçador seja de ampliar e distribuir vantagem para o seu time, ele deve se atentar quais rotas a chance de sucesso e do retorno será maior, pois há campeões que com uma menor quantidade de itens conseguem impactar muito numa partida.

  • Muitas vezes abrindo mão de outra rota, é dever do Caçador acelerar esse acontecimento que chamamos de snowball (efeito bola de neve), tendo em vista que a rota da qual ele ampliar a vantagem consequentemente irá distribuir vantagem para outra.

Além do porquê o caçador deve realizar emboscadas, é o quando elas devem acontecer. Emboscadas, tendo os monstros da sua selva vivos, as rotas possuindo tropas a serem abatidas e Dragões/Arautos próximos de surgirem, mesmo que resulte em abates, pode prejudicar o time. O caçador atrasa a obtenção máxima de ouro da sua selva, seus aliados perdem o ouro e experiência das tropas e os objetivos ficam incontestáveis em favor do inimigo. Reconhecer essas circunstâncias e realizar sua ações longe delas garante que caso ocorram erros, os prejuízos serão reduzidos.

Perder a rota, mas ganhar a partida!

League of Legends Vitória - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um bom jogador ganha a sua rota, um excelente jogador ganha a partida. Tem partidas que são complicadas, e algumas vezes não é o nosso dia ou o campeão inimigo é muito mais forte que o seu. Nesse momentos é importante saber como ser carregado.

Como jogar fase de rotas em desvantagem:

  • Não morrer!
  • Saber quando recuar.
  • Entender que se o Caçador inimigo está sempre na sua rota, significa que ele não está atrapalhando as outras.
  • Aproveitar de pequenos momentos para virar o jogo.
  • Ter paciência e aguentar a pressão.
  • Juntar todo recurso possível.

A partida vale muito mais que a diferença de minions abatidos ou quantas vezes você teve que voltar a base e acabou perdendo a torre cedo demais. Jogar a fase de rotas em desvantagem requer nervos de aço, mas é muito mais prazeroso vencer uma partida que você teve paciência e jogou correto!

Não esquente a cabeça ao jogar contra campeões que são deliberadamente superiores ao seu, o que vale é o coletivo. Se o seu campeão faz mais em uma luta 5 v 5, já é melhor.

Como transferir vantagem?

League of Legends Barão - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Imagem: Divulgação/Riot Games

As formas de estar em vantagem em League of legends vão refletir no seu impacto ao longo da partida. Um jogador da Rota Superior que sabe o tempo certo de usar seu teleporte já é forma de vantagem. Distribuir a vantagem para sua equipe é mais do que só aparecer em outras rotas. Ganhamos vantagem na partida com visão, guardando o flash para lutas importantes, controlar objetivos, rotação do mapa, empurrar rotas e levar torres inimigas.

Um ponto fundamental de League of Legends é: a partida é 5×5, ou seja, você depende da colaboração de mais 4 jogadores. O jogo é de equipe e você só vence em equipe.

  • Rotação
  • Visão
  • Assistência
  • Juntar em objetivo
  • Empurrar rotas

Essas funções acima são algumas que você deve manter em mente quando pegar vantagem sobre seu oponente. Se você estiver conseguindo limpar bem a rota, mantenha seu minions sempre empurrados, e ajude as outras rotas a fazer o mesmo. Se existe um objetivo a ser conquistado, não abandone a equipe atrás de abates desnecessários. A melhor forma de ganhar a fase de rotas é sempre jogar em equipe.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL