Topo

Fortnite realiza torneio "contra a Apple"; premiação inclui tablets Samsung

Campeonato da Epic Games dá continuidade à campanha contra a Apple; entre os prêmios estão bonés e a skin "Magnata Amargo" - Divulgação/Epic Games
Campeonato da Epic Games dá continuidade à campanha contra a Apple; entre os prêmios estão bonés e a skin "Magnata Amargo" Imagem: Divulgação/Epic Games

Thaime Lopes

Colaboração para o START

23/08/2020 13h12

Depois de fazer uma paródia da Apple e sua campanha "1984", a Epic Games deu mais um passo na disputa contra a fabricante do iPhone: a produtora do Fortnite realiza neste domingo (23) o campeonato #FreeFortnite, que faz mais referências à Maçã e dará, entre outros prêmios, tablets da rival Samsung.

Segundo anúncio, será a última oportunidade de a comunidade do jogo conseguir se unir em partidas em diferentes plataformas: desde os celulares até os videogames e PCs. Isso porque, de acordo com a Epic, quando a próxima temporada chegar, em 27 de agosto (quinta-feira), os usuários mobile não conseguirão atualizar o app devido às restrições impostas pela Apple e pelo Google.

Boné Free Fortnite - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
Um dos prêmios do torneio é o boné "Free Fortnite", que faz uma paródia do logo da Apple
Imagem: Divulgação/Epic Games

Liberdade pra quem?

A disputa começou quando a Epic Games decidiu baixar os preços das transações via app para quem fizesse pagamentos diretamente para a desenvolvedora, sem passar pela Apple ou pelo Google. A fabricante do iPhone, que fica sempre com 30% do valor das compras realizadas nos aplicativos comercializados na AppStore, não gostou e removeu Fortnite da loja.

Desde então, a briga está crescendo: a Epic está processando tanto a Apple quanto o Google. No dia da remoção do Fortnite, foi lançado um curta-metragem dentro do jogo convocando os jogadores a lutarem pela liberdade do game, fazendo paródia de um comercial da Apple lançado em 1984.

A estreia do torneio com a mesma hashtag que a Epic tem usado em sua campanha contra a Apple não é coincidência. Na descrição do evento: "entre na luta contra a AppStore nas mídias sociais com a hashtag #FreeFortnite. Todos os seus amigos. Prêmios incríveis. E uma maçã podre."

Skin Magnata - Divulgação/Epic Games - Divulgação/Epic Games
Skin Magnata Amargo é um dos prêmios no torneio "antiapple" da Epic Games
Imagem: Divulgação/Epic Games

Se a referência à Apple ainda não estivesse clara, todos os jogadores que fizerem 10 pontos no campeonato receberão o traje Magnata Amargo —um cara com cabeça de maçã e terno. Já os 20 mil melhores jogadores do mundo ganharão um boné preto com uma lhama colorida e a frase "Free Fortnite". Por fim, os 1.200 mais bem posicionados poderão concorrer a outros dispositivos em que o jogo ainda está disponível, como o Notebook Gamer Alienware, Xbox One, PS4, Nintendo Switch, OnePlus 8 e o Samsung Galaxy Tab S7.

Para participar do campeonato, é necessário ser das divisões I, II, III ou maiores na Arena em sua região. O #FreeFortnite deve durar cerca de quatro horas, e cada jogador poderá participar de até 12 partidas. No Brasil, os que ficarem nas 2 mil primeiras posições receberão o boné, enquanto a regra da skin continua sendo para todos que fizerem no mínimo 10 pontos.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol