Topo

"Testei todos e gostei muito", diz Flakes Power sobre os carros em Fortnite

Veja as impressões do streamer sobre a chegada, jogabilidade e estilos dos carros no Battle Royale - Reprodução/YouTube
Veja as impressões do streamer sobre a chegada, jogabilidade e estilos dos carros no Battle Royale Imagem: Reprodução/YouTube

Thaime Lopes

Colaboração para o START

11/08/2020 04h00

Todo mundo sabia que eles estavam chegando, mas, mesmo assim, foi uma boa surpresa: na última atualização do Fortnite o jogo reintroduziu os veículos, dessa vez pilotáveis.

Os carrinhos, que sempre fizeram parte do cenário do Battle Royale, ganharam a nova função —muito aguardada pela comunidade— algumas semanas depois de ser revelado no trailer de estreia da temporada que ganharíamos mais opções de veículos para nos locomovermos pelo mapa.

Com quatro modelos diferentes, mecânica de reabastecimento e carros espalhados por tudo quanto é lado, a dinâmica das partidas de Fortnite mudou um pouco desde a atualização. Por isso, conversamos com o João "Flakes Power" Sampaio sobre os veículos, as mudanças no mapa e como se dar bem pilotando.

Segurança acima de tudo

Antes de mais nada, vamos esclarecer: sim, é possível atropelar os inimigos. Por isso, prestar atenção na hora de atravessar a rua é mais importante do que nunca. Apesar de o Fortnite ter escolhido uma mecânica de dano, contra a possibilidade de abater o adversário logo na primeira atropelada, ainda assim é possível eliminar o oponente com os carros. Uma das formas que isso pode acontecer, por exemplo, é chegar em velocidade e destruir a construção do inimigo, que além de tomar dano do carro, pode tomar dano de queda.

Para Flakes, essa estratégia é bem melhor do que poder eliminar as pessoas de uma só vez. "Eu não gosto da ideia de atropelar e abater na hora porque imagina se você está lá looteando há 10 minutos e o cara te elimina só de encostar. Acho que o dano que os carros estão dando já está bom pra caramba."

Vida eterna de um carro sem lembranças

Carro Fortnite - Divulgação/EpicGames - Divulgação/EpicGames
Imagem: Divulgação/EpicGames

Quem está no carro também não está imune: é possível quebrar os vidros e atingir os adversários, motoristas e passageiros, mesmo de longe. Assim como os outros veículos do jogo, os carros também possuem uma determinada durabilidade, o que significa que eles podem explodir caso tomem muito dano.

Na opinião do streamer, a vida dos veículos está bem balanceada. "A maioria das pessoas que eu encontrei em partidas não têm tentado explodir os carros, porque se você for esperar o dano da explosão, até lá o adversário já pode ter descido, construído e fugido. Então o melhor é focar em acertar enquanto ele está dentro do carro mesmo. É uma estratégia diferente do que a adotada com os helicópteros, por exemplo.

Como lá de cima você pode morrer pulando - a não ser que tenha uma plataforma de salto - as pessoas focam em explodir o helicóptero para o adversário cair", explica.

A dica de Flakes é utilizar armas como SCAR, M4 e FAMAS para atingir os oponentes que estiverem dentro dos veículos. "As três são absurdamente precisas, então já de longe você consegue quebrar o vidro e começar a dar dano. Se for usar uma SMG, você só vai conseguir eliminar o oponente quando ele estiver muito perto, e daí ele pode te atropelar. Então use esses rifles que é sucesso", aconselha o streamer.

Mais velozes e mais furiosos

fortnite_abastecendo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

São quatro modelos de carros disponíveis no Fortnite: um caminhão, uma picape, um carro mais normal e outro esportivo. Todos são rápidos, duram bem e cumprem sua função sem problemas. Mas, para Flakes, tem veículo até demais pelo mapa. "Tem muito carro na partida, então é uma doideira. Para onde você olha tem alguém dirigindo. No começo da partida antes todo mundo caía na treta, agora caem dois na cidade e o resto sai procurando carro. Por enquanto é novidade, aí todo mundo usa mesmo. Eu testei todos e gostei muito, estão bem redondinhos", explica.

Como todos os carros do jogo se tornaram pilotáveis, o uso deles tem facilitado a locomoção para fugir da tempestade ou até mesmo evitar encontros indesejados com os inimigos. Por conta da utilização das carangas, Flakes acha que está na hora de a Epic mexer nos outros veículos: lancha e helicóptero. "Acho que precisa ter uma diferenciação de função dos meios de locomoção. A lancha anda na terra, o carro anda na água. Tudo faz a mesma coisa. Acredito que eles poderiam mexer nisso, piorar um pouco a forma que eles funcionam em diferentes terrenos para evitar que fique todo mundo a partida inteira dirigindo."

O combustível é para todos

fortnite_abastecendo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Sem gasolina? Sem problemas. Para evitar que os carros deixem os jogadores na mão na hora da treta, é possível encher o tanque de duas formas: levando um galão de combustível na mochila (que pode ser recarregado quando acabar) ou parando em um dos muitos postos espalhados pelo mapa. A escolha entre fazer um pit stop possivelmente arriscado em um posto ou se esconder no matinho para usar o galão depende muito da estratégia de jogo de cada um.

Flakes, por exemplo, não abre mão de espaço no inventário para levar a gasolina. "Eu não gosto de levar, porque eu normalmente carrego um rifle, uma SMG, uma doze e dois escudos. Aí eu não acho vantagem deixar de levar uma arma ou item de cura, prefiro parar para reabastecer rapidinho no posto ou então abandonar o carro e pegar outro pela estrada", comenta.

A galera curtiu tanto a ideia de usar um "posto de verdade" no jogo que uma tendência bem engraçada tomou conta da comunidade nos últimos dias. Um pessoal começou a organizar os abastecimentos dos jogadores da partida, servindo como frentistas e garantindo segurança enquanto os adversários enchem o tanque.

"Excellent service, 10/10 would fuel up again" from r/FortNiteBR

Quatro amigos e um carro viajante

fortnite_taxi - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Curtir uma viagem pelas estradas desse mundão é muito mais legal quando estamos acompanhados. E, claro, que no Fortnite não ia ser diferente. Os carros conseguem levar os amigos do squad juntos, e na opinião de Flakes essa é a essência do jogo: "o Fortnite é popular por ser multiplataforma e permitir que você jogue com seus amigos. Com a mecânica de uma pessoa ser responsável por dirigir e as outras atirarem, isso incentiva ainda mais que a galera jogue com seus esquadrões", comenta. "Sempre teve carros no jogo, mas nunca passou pela cabeça da comunidade que um dia eles seriam pilotáveis. Agora a Epic os trouxe de volta e é uma ideia muito legal que você pode compartilhar com os amigos. Eu curti demais mesmo", completa o streamer.

fortnite_carro - Divulgação/EpicGames - Divulgação/EpicGames
Imagem: Divulgação/EpicGames

Por isso, apertem os cintos, juntem-se com os amigos e aproveitem a parceria para explorar novas maneiras de serem bons pilotos no Fortnite.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol