PUBLICIDADE

Topo

Jogamos Star Renegades: RPG tático com robôs gigantes e uma bela pixel art

Star Renegades chega em setembro para PC, com lançamento posterior para Xbox One, PS4 e Switch - Divulgação/Raw Fury
Star Renegades chega em setembro para PC, com lançamento posterior para Xbox One, PS4 e Switch
Imagem: Divulgação/Raw Fury

Makson Lima

Colaboração para o START

22/07/2020 10h00

Star Renegades é um RPG com batalhas em turno, altamente estratégico e com um sistema procedural na construção de seu campo de batalha. O game é o projeto mais ambicioso da produtora independente Massive Damage Inc.

O START teve acesso a cerca de uma hora do jogo, em que foi possível testar cada um dos elementos que já colocam Star Renegades entre os indies mais esperados do segundo semestre de 2020. Ele chega ao Steam em 8 de setembro, com lançamento até o final do ano para Playstation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

RPG de turno tático e sci-fi

O sistema de batalha de Star Renegades reúne elementos de duas franquias muito celebradas e populares do gênero: Grandia e Valkyrie Profile.

Ficar de olho na barra de ação para cancelar ataques inimigos e dizimar escudos regenerativos é essencial para alcançar a vitória. Cada ação requer um tempo de execução, calculado automaticamente ao ser selecionada, e atinge um ponto específico do inimigo —prefere focar no escudo, no atraso de suas ações ou em seu ponto fraco? O posicionamento no campo de batalha também é importante, pois colocar personagens mais robustos na linha de frente significa proteger aqueles que podem manter o time de pé por mais tempo.

CADA AÇÃO REQUER UM TEMPO DE EXECUÇÃO, CALCULADO AUTOMATICAMENTE AO SER SELECIONADA, E ATINGE UM PONTO ESPECÍFICO DO INIMIGO —PREFERE FOCAR NO ESCUDO, NO ATRASO DE SUAS AÇÕES OU EM SEU PONTO FRACO?

Star Renegades - Divulgação/Raw Fury - Divulgação/Raw Fury
Os chefes são, no mínimo, intimidadores
Imagem: Divulgação/Raw Fury

Unidos contra um regime ditatorial intergalático

Assim como manda a cartilha do sci-fi fantástico e numa galáxia distante, Star Renegades é envolto em tragédia. Os protagonistas são Wynn Syphex e seu irmão gêmeo, Davion, que lutam bravamente contra uma invasão alienígena. Mas até quando conseguirão resistir sozinhos?

A narrativa parece ser um fator importante no game, ao ponto de ganhar uma curta animação para apresentar melhor os personagens.

Star Renegades promete aliar sistema de classes a personagens cheios de carisma e participação ativa no desenrolar dos eventos. Na demo, Syphex se une ao robô clérigo Xurx Nrza e ao mercenário Nodo Kalthoris para brecar o avanço das forças inimigas.

Cada comandante abatido perde lugar na hierarquia de MOTHER, o grande mal a ser derrotado, em sua Sala do Trono, assim como ascende cada um que alcança vitória, num rearranjo dinâmico capaz de tornar os desafios futuros ainda mais instigantes. Você terá o seu próprio nêmesis dentro dessa batalha intergalática.

Star Renegades Nemesis - Divulgação/Raw Fury - Divulgação/Raw Fury
A ascensão e queda na hierarquia inimiga
Imagem: Divulgação/Raw Fury

A chegada do Behemoth

O campo de batalha de Star Renegades é disputado constantemente. A rotina de dia e noite existe para recarregar a bateria do drone J5T-1N, o único capaz de hackear as defesas dos robôs ditadores. É preciso pensar em qual inimigo será enfrentado antes da inevitável chegada do general de área, um Behemoth fortemente armado. Essencialmente, o chefão.

Cada pequena porção do mapa precisa ser tomada, e atentar aos recursos do lugar pode fazer a diferença em batalhas futuras —o seu time precisa de equipamentos mais fortes, DNA para evoluir ou recuperar as energias? Entre um dia e outro, o acampamento se prova importantíssimo para animar e curar os membros do time, além de criar vínculos entre eles.

Star Renegades base - Divulgação/Raw Fury - Divulgação/Raw Fury
Imagem: Divulgação/Raw Fury

É ali que habilidades podem ser utilizadas e outras, novas, surgem das interações. Uma mão lava a outra, mesmo numa galáxia muito distante.

Lindo de se ver, delicioso de se ouvir

Para colocar da forma mais direta possível: Star Renegades é estonteante. A arte em pixel é lindíssima em movimento, com efeitos de luz e partículas disparadas a cada novo golpe, combo dos membros de sua equipe ou investidas da IA furiosa.

Star Renegades - Divulgação/Raw Fury - Divulgação/Raw Fury
Imagem: Divulgação/Raw Fury

Os cenários são repletos de detalhes e pedem exploração no melhor estilo apontar e clicar, com uma trilha sonora servindo de elo condutor. Perdi a conta de quantas faixas distintas acompanharam as diversas batalhas digladiadas em cerca de uma hora jogada nessa versão de testes.

Fãs de Phantasy Star e Star Wars, fiquem de olho em Star Renegades.

Star Renegades

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol