Topo

Após suspensão, YoDa promete reavaliar parceria com a Twitch

YoDa durante transmissão do torneio Red Bull Player One 2019 - Divulgação/Riot Games
YoDa durante transmissão do torneio Red Bull Player One 2019 Imagem: Divulgação/Riot Games

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

05/05/2020 19h59Atualizada em 06/05/2020 15h06

Depois de ser banido temporariamente da Twitch, o streamer Felipe "YoDa" Noronha declarou que irá reavaliar o seu relacionamento com a plataforma, onde faz transmissões online há oito anos. Outros profissionais brasileiros têm sido suspensos nas últimas semanas em razão do uso de termos impróprios.

Jogador de League of Legends (LoL) com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e 1,6 milhão de seguidores na Twitch, YoDa sofreu a penalidade enquanto estava ao vivo, na madrugada de segunda-feira (4), em uma live para arrecadar dinheiro a ser destinado a organizações que produzem Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o combate ao novo coronavírus. Havia 16 mil pessoas assistindo à transmissão.

Foi a segunda punição a YoDa em duas semanas. Na primeira, em 17 de abril, o jogador tinha sido suspenso por sete dias pelo uso da palavra "mongoloide", considerada pejorativa e que vem rendendo penalidades a outros streamers brasileiros. Desta vez, porém, a suspensão só durou 1 dia.

O sentimento é de impotência, frustração e constrangimento com minha comunidade, pois não fui avisado antes, como na primeira vez
YoDa, sobre a punição da Twitch

Frustração com a Twitch

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (5), YoDa disse ter sido punido por citar a expressão "megazord", em substituição a "mongoloide", enquanto explicava o motivo da primeira suspensão aos espectadores. Ele considera que a decisão de bani-lo novamente foi desproporcional.

"O sentimento é de impotência, frustração e constrangimento com minha comunidade, pois não fui avisado antes, como na primeira vez. Simplesmente, cancelaram a minha conta durante a live", declarou YoDa. Na sequência, o profissional revelou que, por isso, está reavaliando o seu relacionamento com a Twitch.

"Fico muito triste porque, depois de oito anos sendo fiel à plataforma, receber um tratamento desse no meio de uma live, focada em conteúdo beneficente, é muito decepcionante", complementou o streamer.

Ele comentou que a Twitch "precisa mudar", porque outros criadores de conteúdo estariam trabalhando com medo e se sentindo reféns dessas punições.

O START mostrou que mais streamers famosos do Brasil também receberam suspensões a partir de março, principalmente pelo uso da expressão "mongoloide". Flávio "Jukes" Fernandes, Gabriel "Pimpimenta" Pimenta, João Victor "Jovirone" Rodrigues e Pedro "LEP" Marcari estão entre os banidos temporariamente ao longo das últimas semanas.

Procurada pelo START, a Twitch respondeu que "por respeito à privacidade de seus usuários, não comenta sobre casos de pessoas/streamers individuais".

YoDa Red - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
YoDa foi campeão do CBLoL 2017 (Primeira Etapa) com a Red Canids
Imagem: Divulgação/Riot Games

Conduta de ódio

De acordo com as diretrizes da Twitch, "é considerada conduta de ódio qualquer conteúdo ou atividade que promove, incentiva ou facilita discriminação, difamação, objetificação, assédio ou violência com base em raça, etnia, nacionalidade, religião, sexo, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, idade, deficiência, condição médica grave ou status de veterano".

Mongoloide é uma palavra que se refere à raça mongol, mas que chegou a ser usada, no início do século 20, para as pessoas com trissomia 21 (também denominada síndrome de Down) devido à semelhança do rosto delas com os indivíduos da Mongólia. Depois, com a mudança na terminologia científica da anomalia genética a partir dos anos 1960, o termo mongoloide adquiriu sentido ofensivo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol