PUBLICIDADE

Topo

FIFA


Se liga, professor! Dicas para se dar bem no Modo Carreira de FIFA 20

Ficar de olho, contratar, controlar, gerir e treinar: ser técnico de um time não é mole, não - Reprodução
Ficar de olho, contratar, controlar, gerir e treinar: ser técnico de um time não é mole, não Imagem: Reprodução

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

22/03/2020 04h00

Quando o assunto é FIFA 20, o Modo Carreira é um dos formatos mais desafiadores e complexos, tanto para quem já experimentou o modo após se aventurar na Libertadores, quanto para quem está começando sua carreira com a prancheta de professor nas mãos.

Para ajudar sua jornada rumo aos títulos do simulador de futebol da EA Sports, separamos algumas dicas valiosas. Afinal de contas, a vida de técnico não é fácil - nem mesmo nos gramados virtuais.

Então se prepare, tome nota porque ser técnico é trabalhoso e listamos as melhores opções para quem está começando no Modo Carreira, confira:


A base vem forte

Bons olheiros resultam em bons jogadores - Divulgação
Bons olheiros resultam em bons jogadores
Imagem: Divulgação

Planejamento de plantel é um dos pontos mais importantes para quem pretende ter sucesso jogando no modo carreira. Com ajuda de um time de olheiros, você consegue atrair boas promessas para reforçar o seu time no longo prazo. Apostar em talentos que você pode desenvolver ao longo das temporadas é o segredo para "bater campeão", como diria um professor famoso e folclórico do futebol brasileiro.

Fique de olho, real oficial

Controlar bem o recurso dos olheiros facilita na árdua tarefa de contratar os melhores - Reprodução
Controlar bem o recurso dos olheiros facilita na árdua tarefa de contratar os melhores
Imagem: Reprodução

Para se manter atualizado sobre os jogadores promissores e também para encontrar atletas experientes que cheguem "para jogar, é essencial ter uma rede de olheiros eficiente. Essa dica é quase uma continuação da primeira: vale a pena configurar corretamente as ordens para seus olheiros. Isso porque eles podem pesquisar por jogadores em várias posições, países e com os atributos que você quiser.

Usar bem esse recurso facilita e muito a tarefa de contratar os melhores. Vale ainda apontar que os olheiros também tem um ranking. Ou seja, quanto melhor a nota do profissional e sua experiência, melhores serão os jogadores que ele vai te indicar.

Mestre das transações

Bateu o olho naquele jogador fera e quer adicioná-lo ao seu time? Coloque o craque na sua lista - Reprodução
Bateu o olho naquele jogador fera e quer adicioná-lo ao seu time? Coloque o craque na sua lista
Imagem: Reprodução

Um dos pontos que é importante depois que você já deu uma boa olhada no mercado é saber a hora exata de "jogar a pokébola" - se é que vocês entendem. Depois de observar os jogadores, você pode descobrir seu valor e o preço antes de entrar numa negociação. Quando decidir qual jogador você precisa no elenco (buscando diretamente ou com ajuda dos olheiros), adicione o craque na sua lista de escolhidos.

Assim que você der início a uma negociação, o jogo te avisa se o seu alvo tem outras propostas ou interessados. Aqui, vale ser esperto e monitorar aqueles nomes que estão em fim de contrato para conseguir um preço mais camarada. Também vale a pena dispensar os nomes que só estão esquentando o banco, sem muita chance de jogar no seu elenco. Além de livrar a folha salarial, você ainda descola um bom dinheiro para investir em caras novas.

Aqui é trabalho!

É nos gramados onde o treinamento acontece pra valer - Divulgação
É nos gramados onde o treinamento acontece pra valer
Imagem: Divulgação

Outra forma de desenvolver os seus jogadores e ter um desempenho melhor nas competições é prestar bastante atenção aos treinamentos. Isso porque esse recurso permite que você desenvolva habilidades dos seus craques sem gastar seu suado dinheirinho.

É possível fazer essas sessões com até cinco atletas do elenco. A cada exercício, você pode aumentar uma qualidade do jogador, dependendo do seu desempenho no tal trabalho. É possível repetir até três vezes o jogo de habilidade para conseguir uma nota mais alta para o seu jogador. Vale a pena dedicar um tempo maior aos jovens. Isso porque o trabalho personalizado pode fazer uma promessa virar realidade de forma acelerada.

Mantendo o professor prestigiado

Bateu o olho naquele jogador fera e quer adicioná-lo ao seu time? Coloque o craque na sua lista - Reprodução
Bateu o olho naquele jogador fera e quer adicioná-lo ao seu time? Coloque o craque na sua lista
Imagem: Reprodução

Uma das novidades do Modo Carreira em FIFA 20 é um medidor de moral dos jogadores. Isso significa que você vai ter que fazer o estilo de treinador "paizão" caso queira manter o time todo alinhado com seus objetivos. Algumas coisas que afetam o moral dos jogadores vão desde as conversas que você tem com cada um dos atletas, suas respostas em coletivas de imprensa e termos de contrato (salário, função do jogador no elenco) e por aí vai.

A dica para evitar que aquele jogador levemente desmotivado vire um "chinelinho" é observar os problemas com cada membro do seu plantel na Central do Elenco. Elogiar os jogadores durante as coletivas é também uma ótima forma de se manter em alta com os boleiros virtuais.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

FIFA