Turma da Mônica: por que o Cebolinha usa sapatos e a Mônica não usa?
Acontece há tanto tempo que muitas pessoas talvez nem prestem atenção ou questionem isso, mas você já reparou que o Cebolinha é o único integrante do grupo principal da Turma da Mônica que usa sapatos?
Pode até parecer que ele é um pouco mais asseado do que o resto da galera ou, sei lá, talvez os pais dele prestem mais atenção no filho, mas a resposta é ainda mais simples: quando Mauricio de Sousa criou o personagem, em 1960, ele tinha mais tempo livre para desenhar os detalhes das historinhas, conforme já contou em diversas entrevistas.
Porém, quando ele criou a Mônica, isso já em 1963, decidiu simplificar o traço para conseguir produzir as tirinhas no curto prazo de tempo que tinha para entregar o trabalho pronto. "Quem nasceu sem sapato, ficou sem sapato", explicou ele em algumas ocasiões.
Por exemplo, o Franjinha, dono cãozinho Bidu e que apareceu pela primeira vez em 1959, também usa sapatos, igual ao Cebolinha. Mas Mônica, Magali, Cascão e tantos outros da turminha não usam sapatos com frequência.
Vale notar que Chico Bento e outros personagens da turma dele que não usam sapatos, como o Zé Lelé, andam descalços, mas têm os pés bem definidos e detalhados, com os dedinhos aparecendo.
Segundo Mauricio de Sousa, ele nasceu ainda na "época do detalhamento", quando tinha mais tempo para se dedicar aos desenhos, mas diz também que isso serve para reforçar a ideia de que Chico é um personagem da roça, pé no chão e em contato com a natureza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.