PUBLICIDADE

Topo

Fim de uma era: "Persona 5" é o último grande jogo do PS3

Do UOL, em São Paulo

04/04/2017 10h36

RPG japonês aclamado pela crítica saiu hoje (4) para PS3 e PS4

Lançado em novembro de 2006 no Japão e EUA, o PlayStation 3 teve uma longa e complicada jornada, sendo duramente criticado por seu preço (US$ 600 na época do lançamento) e considerado pouco atraente em relação a seus principais competidores, o Nintendo Wii e o Xbox 360.

Ainda assim, com tempo e reformulação por parte da Sony, o console conseguiu seu espaço com o público, vendendo um total de 85 milhões de unidades em pouco mais de uma década.

Agora, esta jornada parece estar chegando ao fim - aos olhos da Sony, pelo menos - com o lançamento do aclamado RPG japonês "Persona 5", que foi lançado hoje (4) para PlayStation 3 e PlayStation 4.

Mais do que isso, este lançamento pode ser considerado como um ponto final de uma importante era da indústria dos games, que começou em 2005 com o Xbox 360.

A geração anterior de consoles trouxe uma série de avanços tecnológicos e culturais para esta indústria, da popularização do multiplayer online e cópias digitais de jogos até a ascensão dos games e desenvolvedores independentes nestas plataformas - coisas que anteriormente só eram possíveis ou disponíveis no PC.

O PS3 também foi importante para uma reflexão interna da Sony, que após episódios infames como o hackeamento da PlayStation Network passou a ter uma imagem mais amigável com o público, particularmente após oferecer diversos bônus com o serviço PlayStation Plus, incluindo jogos grátis e promoções especiais - algo que influenciou tanto o PS4 quanto a Microsoft com o Xbox 360 e Xbox One..

Ela também teve um reflexo importante no Brasil, cujo mercado de games recebeu mais apoio direto da Microsoft e da Sony, que passaram a montar e fabricar seus consoles por aqui.

Porém, está bem claro que a indústria de games quer dar seu próximo passo - de forma bem diferente do que no passado, a se julgar pelo PS4 Pro e o Project Scorpio.

A Microsoft já deixou de fabricar o Xbox 360 em 2016, e a Sony já deixou de fazer novas unidades do PS3 no Japão, o que indica que o console deve sair da linha de produção em breve.

Curiosamente, não é a primeira vez que a série "Persona" marca a fase final de um console da Sony, já que "Persona 4" foi considerado um dos últimos jogos do PS2 - sendo lançado inclusive quando o PS3 já estava disponível no mercado, em 2008.

"Persona 5" chegou até a ser um exclusivo de PS3, mas com a popularidade do PlayStation 4 ao redor do mundo, a Atlus acabou lançado o jogo para as duas plataformas.

É importante notar que é provável que a EA e a Konami ainda lancem cópias de "FIFA" e "Pro Evolution Soccer" para o PS3 nos próximos anos, mas "Persona 5" é essencialmente um presente de despedida para os donos do console que ainda não migraram para o PS4 - e ao menos é um presente e tanto, sendo universalmente adorado pela crítica por sua história, combate e direção de arte.