Topo

Jovem desistiu do futebol para virar youtuber com mais de 5 milhões de fãs

Rezendeevil - Pablo Raphael/UOL - Pablo Raphael/UOL
Com mais de 5 milhões de inscritos no canal Rezendeevil, Pedro Afonso é o maior youtuber de games do Brasil. Criado em 2012, o canal é voltado para o público infantil e apresenta vídeos com histórias inventadas por Pedro no game "Minecraft". O sucesso foi tanto que rendeu um livro, "Dois Mundos, Um Herói".
Imagem: Pablo Raphael/UOL

Pablo Raphael e Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

23/02/2016 12h31

Fã de futebol desde pequeno, Pedro Afonso sempre quis seguir a carreira de jogador profissional. O jovem paranaense chegou até a jogar como goleiro em um time de futsal na Itália, mas acabou desistindo do sonho para se dedicar a um canal de "Minecraft" no YouTube. Aos 19 anos, Pedro é mais conhecido como Rezendeevil e seu canal conta com mais de 5 milhões de inscritos.

"Eu não tinha altura para jogar futebol de campo, por isso fui para o salão", lembra Pedro em entrevista ao UOL Jogos. "Quando fui para a Itália, eu tinha uns 200 mil inscritos no canal e não imaginava que daria para viver disso. Infelizmente, a carreira de goleiro não foi nada do que eu esperava e sofri para me adaptar com a vida por lá".

"No final não deu certo e decidi voltar para o Brasil e me dedicar ao canal".

Os pais de Pedro não impediram o filho de tentar, mesmo surpresos e preocupados com a escolha de carreira. Joelma, mãe do youtuber, conta que deram 1 ano para ele investir no canal e tentar fazer o negócio acontecer. "Ele terminou os estudos bem cedo e como pais, sabemos o quanto é difícil para o adolescente resolver que profissão seguir. Demos esse tempo para ele se decidir".

 Com a disciplina e a persistência adquiridas nos treinos do futebol, Pedro Afonso entrou de cabeça no YouTube, aprendeu a editar seus vídeos por conta própria e foi investindo no canal, que deixou de ser um hobbie para virar um empreendimento.

"Hoje tem sete pessoas que trabalham com o Rezendeevil, fora assessoria de imprensa, esse tipo de coisa. Tem um editor que vai todo dia lá em casa, tem um cara que só faz animações e assim por diante".

O investimento na equipe compensou: o vídeo mais visto do canal é uma animação, com mais de 14 milhões de visualizações.

Mesmo com o sucesso do canal, os pais de Pedro não abriram mão de que ele tenha um diploma universitário. Só falta decidir qual carreira seguir: "Já pensei em estudar Direito, fazer Medicina, profissão do meu pai, e mais recentemente, em fazer publicidade", conta Pedro. "Mas não sei ainda".

Vídeos para os novinhos

A grande maioria do público que acompanha os vídeos do canal Rezendeevil são crianças. Por isso, Pedro evita falar palavrões ou colocar conteúdos que podem incomodar os pais. "Não coloco nada assim para evitar que os pais proíbam o filho de assistir ao canal. Produzo conteúdos que acho que serão legais para as crianças".

Não a toa, os vídeos do canal Rezendeevil são sobre "Minecraft", game que é muito popular com os jogadores mais novinhos. No canal, Pedro faz histórias com os personagens do jogo, narradas por ele mesmo. Essas aventuras inspiraram o livro "Dois Mundos, Um Herói", lançado em 2015 pela editora Suma de Letras.

Escrito por Pedro e seu pai, "Dois Mundos, Um Herói" é uma aventura infanto-juvenil onde o youtuber vai parar num mundo de "Minecraft" que ele mesmo construiu. Lá ele se aventura ao lado do Rezende, seu avatar no game.

O youtuber não fala em números de vendas, mas o livro parece estar vendendo bem, já que uma continuação já está em produção e deve sair entre maio e junho.