PUBLICIDADE

Topo

"Battlefield 3" e "Need For Speed: The Run" são apostas da EA para o fim do ano

RODRIGO GUERRA

da Redação

07/06/2011 08h10

Não é de hoje que a Electronic Arts quer roubar os holofotes da Activision quando o assunto é jogos de tiro em primeira pessoa. Entretanto, este é o ano que a empresa mais e aproxima de seu objetivo, pois durante 15 minutos o público ficou de queixo caído ao ver vídeos e demonstrações jogáveis de “Battlefield 3”.

A apresentação começou mostrando o comportamento do motor gráfico Frostbite 2, mostrando Paris em estado de sítio, quase que completamente destruída. A ferramenta desenvolvida pela Dice, consegue mostrar prédios desabando e poeira voando a cada disparo de mísseis como nunca antes foi visto no mundo dos jogos.  

Além disso, foram gastos cerca de 15 minutos para mostrar um trecho do modo de campanha no qual é visto uma guerra entre tanques em um campo aberto que acaba em uma cena de suspense, típica para manter o espectador ansioso até o que o game chegue às lojas – o que nesse caso é dia 25 de outubro para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

Mas é claro que nem todas as fichas da empresa estão concentradas com o game da Dice. A Electronic Arts não esqueceu do furor causado em 2010 com “Need for Speed: Hot Pursuit” e a rede Autolog e tratou de dar um bom exemplo do que está por vir com “Need For Speed: The Run”, o novo jogo da franquia que vai novamente chamar a atenção no final do ano.

“The Run” é o primeiro jogo da série que vai fazer o impensável: tirar o motorista de dentro do carro. A ousadia do estúdio Black Box vai na direção de contar uma história mais profunda em um jogo de corrida, só que sem preocupar o jogador, já que em todas as ações nas quais o protagonista está fora do carro são feitas em Quick Time Events, ou seja, basta apertar o botão que aparece na tela para ir para a próxima parte.

A mesma demonstração mostrou cenas do jogador correndo contra outros competidores e depois fugindo da polícia, mostrando que o espírito fora-da-lei continua em alta na série.

A Bioware, teve sua fatia abrindo a apresentação da EA com “Mass Effect 3” mostrando uma excelente demonstração do jogo rodando e mostrando um pouco da trama que vai levar o comandante Sheppard para o planeta Terra. Além disso, a empresa mostrou pela segunda E3 seguida o progresso de “Star Wars: The Old Republic”, que continua bonito e sem data definida de lançamento.

Futebol com os pés

Futebol que é bom é com os pés, não com as mãos, mas dificilmente esporte trazido para o Brasil por Charles Miller teve tanta atenção na E3 quanto “FIFA 12”. Segundo a empresa, este será o jogo da série que teve a maior mudança desde que chegou à atual geração de consoles.

Dessa vez o foco está no comportamento dos atletas em campo, suas ações e reações em campo. Peter Moore disse que esta foi a série de esportes que mais vendeu em 2010 e com cerca de 42 milhões de pessoas que jogaram “FIFA 11” e por isso a série vai continuar evoluindo e buscando manter esta posição no mercado. A apresentação de “FIFA 12” foi encerrada com um belo vídeo mostrando personalidades que jogam o game, como Kaká e Rooney, entre outros.

No geral a Electronic Arts foi bem, surpreendeu com os jogos, mostrou o que dá dinheiro de verdade e até chegou a mostrar que sua nova aposta será levar suas principais franquias para o mercado em ascensão: as redes sociais. “The Sims Social” é a prova que até mesmo a gigante quer uma fatia do Facebook. Quem é fã do jogo certamente “curtiu” a idéia.

VEJA OS PRINCIPAIS ANÚNCIOS DA ELECTRONIC ARTS

Mass Effect 3
O jogo da Bioware mostrou o comandante Sheppard indo para o planeta Terra pela primeira vez na série. O jogo vai continuar usando o arquivo de save do jogo anterior para continuar a desenvolvendo a personalidade do herói do jogo.
Need For Speed: The Run
O maior destaque para o jogo foi mostrar que o protagonista poderá sair do carro, no entanto, foi possível ver que "The Run" vai continuar a utilizar a rede Autolog para marcar rachas com amigos.
Star Wars: The Old Republic
Se por um lado a Bioware está mostrando seus jogo de RPG offline com muitas novidades, o mesmo não se pode dizer do MMO de "Star Wars" que pela segunda vez aparece em vídeo e deixa os fãs da série com vontade de jogar.
SSX
Novamente a EA mostra apenas uma cena em computação gráfica e deixa os fãs da série querendo ver como é que será o próximo jogo da série. Pelo visto, vamos ter que esperar mais um pouco.
FIFA 12
A EA Sports está prometendo, porém também não mostrou "FIFA 12" em ação. Os produtoresprometeram um novo sistema de controle de bola e reações dos jogadores, mas queremos ver se funciona na prática. Pelo menos a rede online EA Sports Football Club parece ser promissora.
Madden NFL 12
Madden é um dos jogos mais vendidos nos EUA há anos e é claro que a EA Sports já sabe que em time que está ganhanhando só se mexe para manter a liderança, e é isso o que eles vão fazer, falando de um novo sistema de colisão do jogo. Entretanto, para um jogo que vai chegar às lojas no final de agosto, ficou faltando uma apresentação ao vivo.
The Sims Social
O Simlish (a "língua" dos Sims) vai parar na rede social. Agora você poderá chamar os seus amigos para visitar sua casa no Facebook e em dispositivos portáteis.
Battlefield 3
Dizem que o que é bom fica por último. E EA seguiu a receita. O novo jogo da Dice tem um visual fantástico e que vai se benificar principalmente de computadores de alto desempenho e vai usar até a última gota de processamento do PS3 e do X360. O melhor de tudo é que o game parece que será realmente muito divertido e empolgante, tanto no modo solo, quanto no multiplayer.