PUBLICIDADE
Topo

Filme romeno sobre sexo e violência em Bucareste vence Festival de Berlim

05/03/2021 10h42

BERLIM (Reuters) - O filme "Bad Luck Banging or Loony Porn", do diretor romeno Radu Jude, uma comédia sombria sexualmente explícita sobre a agressão cotidiana sofrida por uma professora na Bucareste contemporânea, conquistou o Urso de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2021.

Os juízes consideraram o filme, que tem Katia Pascariu no papel da professora cujo vídeo sexual é vazado --o que desencadeia uma caça às bruxas de pais dos alunos de sua escola--, uma "obra de arte duradoura" que "ataca" o espectador.

"Ele captura na tela o próprio conteúdo e essência, a mente e o corpo, os valores e a carne crua de nosso momento presente no tempo", disse o júri do festival virtual deste ano em um comunicado.

O filme, que começa com uma tomada longa de Pascariu fazendo sexo com um parceiro em estilo pornô, continua retratando as dezenas de agressões às quais ela é sujeitada no decorrer de um dia realizando tarefas na frenética capital da Romênia.

Gravado em plena pandemia de coronavírus, o filme mostra quase todos os outros personagens de máscara, mas o espectador fica com a sensação de que o veneno que as pessoas injetam em seu próprio ambiente é tão destrutivo quanto qualquer vírus.

Lojistas, taxistas e a igreja ortodoxa romena são todos alvos da ira do filme, que culmina em um tribunal grotesco composto por pais de classe média da escola de elite em que Pascariu trabalha. Exemplos acabados de moralidade, eles assistem seu vídeo sexual cuidadosamente para depois julgá-la.

(Por Thomas Escritt)