Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

100 milhões de brasileiros veem algum tipo de série, diz pesquisa

A série "Sandman", da Netflix, lançada este ano - Divulgação
A série "Sandman", da Netflix, lançada este ano Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

27/09/2022 12h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Acaba de ser divulgado o resultado de uma grande pesquisa de comportamento do telespectador, chamada ""Eu nas Séries 2022", encomendada pela NBC-Universal". São dados de 2022.

A pesquisa afirma que mais de 100 milhões de brasileiros acompanham algum tipo de série ou seriado em qualquer tipo de plataforma: TV, TV paga, ou streaming.

Pela amostragem do estudo, isso equivaleria a mais de 90% da população. No último estudo, de 2018, eram 53% dos brasileiros. Isso mostra o impacto que a explosão do streaming teve na sociedade.

A pesquisa encomendada pelos Grupo Globo-NBC calculou que existem ao menos 400 séries disponíveis aos brasileiros.

Por série ou seriado incluí-se produções como "Reis", da Record; a sequência "Poliana", do SBT, também; "Todas as Flores", do Globoplay, também será uma série com temporadas.

Os três gêneros que os brasileiros mais gostam de acompanhar são: "ação" (70% dos entrevistados); em seguida são as séries policiais, investigativas-criminais (64%); e de aventura (59%).

A pesquisa identificou ainda os tipos de consumidores de séries: 21% são os "devoradores, que "maratonam" capítulo após capítulo. Esse grupo é formado majoritariamente por mulheres, jovens e da classe A, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste.

Apesar de todos os equipamentos disponíveis, o consumidor brasileiro continua vendo seus programas preferidos dentro de casa: 98%.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops! e YouTube