Análise: 2019 foi ano perdido para TV aberta, menos para RedeTV
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Resumo da notícia
- TV aberta perdeu público, receita e tamanho em 2019
- Globo, SBT, Record e Band caíram de 3% a 4% em audiência
- RedeTV cresceu, mas apenas um décimo de ponto de ibope
O ano passado poderia ser esquecido pela TV aberta brasileira em termos de audiência, receita e conteúdo.
Mas, vamos falar só de audiência. Segundo dados consolidados da Kantar Ibope Media, obtidos por esta coluna, no mercado nacional quatro das cinco maiores emissoras perderam de 3% a 4% em audiência nas 24 horas do dia, na comparação com 2018.
A única TV aberta que registrou algum crescimento foi a RedeTV, mas é bom notar: trata-se de um crescimento residual.
Na medição 24h, no Painel Nacional de Televisão, a Globo perdeu 4% (caiu de 13,9 para 13,5 pontos).
A Record e o SBT perderam 3% (6,8 para 6,6; e 6,6 para 6,4, respectivamente). A Band também perdeu 3%.
A RedeTV passou de 0,5 ponto para 0,6 ponto, o que lhe dá —nominalmente, pelo menos— um crescimento de cerca de 20%.
A RedeTV conseguiu subir quase um décimo de ponto de ibope na faixa da tarde e mais um décimo na faixa nobre.
Na soma geral esses "incrementos" nas casas decimais acabaram ajudando a emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho na média anual.
Nessa medição (feita pela Kantar Ibope) cada ponto equivalia no ano passado a 254 mil domicílios. Neste ano cada ponto vale por 260 mil.
A coluna obteve os dados junto a fontes nas TVs porque contratualmente a Kantar não pode repassar à imprensa esses números.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops
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