Nostalgia e turnê em estádios: saiba como foi o aguardado retorno do TXT

O grupo Tomorrow x Together fez uma coletiva de imprensa sobre o aguardado comeback na madrugada desta segunda-feira (1). O evento ainda contou com o lançamento do novo álbum, "minisode 3: Tomorrow".

Pose da coreografia de "Deja Vu" na coletiva do TXT
Pose da coreografia de "Deja Vu" na coletiva do TXT Imagem: Divulgação/HYBE

Com pouco menos de uma hora de duração, o evento que Splash acompanhou teve abertura com os membros se apresentando individualmente para fotos. Cada um ficava cerca de 2 minutos posando para os fotógrafos do local, já com a roupa que utilizam na performance do lead single, "Deja Vu".

A ordem de apresentação foi a de costume dos grupos de k-pop: líder, seguido do mais velho ao mais novo, o maknae (portanto tivemos a sequência Soobin, Yeonjun, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai). Em seguida, os cinco membros posaram para algumas fotos juntos, incluindo alguns spoilers da coreografia do refrão da canção, com a cabeça para o lado e os braços para cima, bem emos dramáticos.

Performance de "Deja Vu" no comeback do TXT
Performance de "Deja Vu" no comeback do TXT Imagem: Divulgação/HYBE

"Deja Vu": sofisticada e com corografia complicada

Hueningkai comentou que está muito feliz com o comeback, pois houve um crescimento nítido deles. Yeonjun complementou: "Estou muito feliz com o resultado, mudamos várias vezes muitas coisas desse comeback que queríamos entregar o melhor trabalho possível, e acho que conseguimos".

Para Taehyun, uma das maiores características do grupo é a qualidade sempre alta de todos os discos que eles lançam, e esse não é diferente. "Espero que as moas gostem tanto quanto a gente", disse o cantor.

O single principal do álbum, "Deja Vu", é descrito como uma música de angústia, para colocar tudo para fora. E o grupo já é conhecido por lançar faixas que contemplam muito os fãs de música emo.

Continua após a publicidade

Beomgyu explicou que a faixa-título é sofisticada: "Deja Vu fala sobre um momento do futuro onde nos veremos novamente, pensamos muito na emoção que queríamos passar. Quando escutei a versão final fiquei muito satisfeito com a vibe geral da música".

Já Soobin confessou que a coreografia é bem difícil de ser executada. "Deja Vu tem a coreografia mais legal de todas e foi bastante desafiador aprender e aperfeiçoar para mostrar para as moas", disse o líder do grupo.

Nostalgia e crescimento definem o comeback

Após apresentarem o MV do single e mostrarem a performance no showcase para a imprensa, os integrantes fizeram questão de reiterar como todas as eras deles são conectadas e contam uma história. "O single remete a outros mais antigos, como 'Crown' e 'Run Away'. As letras e imagens se interligam", explicou o maknae Hueningkai.

Hueningkai na coletiva de "minisode 3: tomorrow"
Hueningkai na coletiva de "minisode 3: tomorrow" Imagem: Divulgação/HYBE

Tanto Beomgyu quanto Soobin fizeram questão de reiterar que a música nova é uma mistura de algo novo e diferente do que eles já fizeram, com a marca "txt" que eles sempre dão nas canções.

Continua após a publicidade

Com tantas conexões que remetem ao início do grupo lá em 2019, Yeonjun fala da segunda música do disco, que tem apenas sete segundos e é em código morse. "Fomos apresentados ao público com código morse, então foi muito nostálgico termos uma faixa assim no tomorrow".

O grupo elogiou muito o "trio de ouro" que compôs e produziu a faixa principal, e trabalha com eles desde quando a Big Hit era mato. Slow Rabbit, Bang PD e Supreme Boi são figuras importantes tanto na história da empresa quanto de ambos os grupos que saíram dela (BTS e TXT). Yeonjun se mostrou muito grato por todas as colaborações.

Taehyun explicou que Slow Rabbit pediu que ele entregasse tudo nos adlibs da canção; "Ele me falou para dar minha alma e eu dei", falou o cantor sorrindo.

Taehyun na coletiva de "minisode 3: tomorrow"
Taehyun na coletiva de "minisode 3: tomorrow" Imagem: Divulgação/HYBE

O MV de "Deja Vu" é bastante emotivo e exigiu da veia artística deles. Beomgyu explicou que não fazia ideia para onde olhar na cena que teve que contracenar com Yeonjun, e que ficou até envergonhado, pois Yeonjun começou a chorar e entrou mesmo no papel. "O diretor fez tudo, explicou o que queria e eu chorei sem medo", disse.

Beomgyu na coletiva de "minisode 3: tomorrow"
Beomgyu na coletiva de "minisode 3: tomorrow" Imagem: Divulgação/HYBE

Ao serem questionados sobre o que essa nova era significa para eles, Hueningkai brilhou muito ao responder sobre crescimento: "Todos nós crescemos muito física e emocionalmente. Estamos melhores nos detalhes, conseguimos atingir diferentes camadas de emoções, mais nuances nas tristezas e alegrias diferentes que queremos mostrar para as moas".

Continua após a publicidade

Conexão com os fãs e o poder da música

Para o grupo, contar histórias através de músicas boas é essencial para se conectar de verdade com os fãs. E o maior desejo de todos é que o fandom goste de ouvir o que eles querem tanto contar. Yeonjun explica que apesar de algumas vezes confusa, a narrativa do grupo é bonita e merece ser apreciada como um todo.

Yeonjun na coletiva de "minisode 3: Tomorrow"
Yeonjun na coletiva de "minisode 3: Tomorrow" Imagem: Divulgação/HYBE

Quando perguntados sobre shows e performances, todos os integrantes se mostraram eufóricos com as futuras datas - muitas ainda não divulgadas - em novas cidades e em arenas e estádios. Soobin confessa que gosta muito de fazer shows em estádios: "O meu objetivo é fazer shows cada vez maiores para mais moas nos assistirem. Adoro fazer shows grandes".

Soobin na coletiva de "minisode 3: tomorrow"
Soobin na coletiva de "minisode 3: tomorrow" Imagem: Divulgação/HYBE

Foi bastante interessante ouvir Taehyun falar sobre as dificuldades que eles enfrentam e como eles superam: a música tem um poder gigantesco. "Quando estamos no pior momento, a música nos dá energia e nos faz querer seguir nosso caminho. Espero que as nossas músicas também deem energia para quem precisa. Uma das nossas novas músicas, Quarter Life (unit dele com Beomgyu e Hueningkai), fala sobre crises de jovens adultos, sobre nossos questionamentos e acredito que todos nós passamos por isso. É ótimo falar abertamente sobre para podermos dividir e superar nossos medos e anseios. A música ajuda muito." completou o cantor.

Continua após a publicidade

É nítido o amadurecimento do grupo, que em pouco mais de cinco anos já possui uma carreira com diversos álbuns excelentes que mostram a evolução deles como artistas e solidificam o lugar deles no pop coreano, com qualidade, coesão e uma boa narrativa, algo que muitos grupos tentam e se perdem no meio do caminho. Hueningkai define muito bem o lugar onde eles estão atualmente: "Tomorrow abraça todas as eras e é o nosso trabalha mais forte". E fica claro que a força do grupo é dar voz aos cinco integrantes e confiar nas escolhas que eles fazem, principalmente musicais.

"Minisode 3: Tomorrow" já está disponível em todas as plataformas de músicas e pode ser escutado aqui:

Deixe seu comentário

Só para assinantes