Topo

'Menino branco solto', 'Vai na Fé' escancara racismo estrutural após prisão

Bruna (Carla Cristina Cardoso) e Sol (Sheron Menezzes) em Vai na Fé - Reprodução/Globo
Bruna (Carla Cristina Cardoso) e Sol (Sheron Menezzes) em Vai na Fé Imagem: Reprodução/Globo

Colaboração para UOL, em São Paulo

19/07/2023 20h42

Bruna (Carla Cristina Cardoso) escancarou o racismo estrutural do Brasil no capítulo desta quarta (19) de "Vai na Fé". Após a prisão da filha Kate (Clara Moneke), que é negra, a melhor amiga de Sol (Sheron Menezzes) entrou em desespero e esfregou a realidade na cara de Rafa (Caio Manhente), jovem branco com olhos verdes.

O sofrimento de Bruna começou após a polícia prender Kate na ação para salvar Rafa do sequestro. O que ninguém sabia é que tudo não passava de uma armação de Kate e Rafa, que orquestraram a abdução para tirar dinheiro do pai do rapaz, Theo (Emilio Dantas).

O plano fracassou e Kate levou a pior. Hugo (MC Cabelinho), que estava no local por coincidência e também é negro, acabou baleado. Rafa, no entanto, teve uma crise de ansiedade e acabou indo direto para casa.

Ao chegar na delegacia para esclarecer a situação e salvar Kate, Rafa ouviu poucas e boas de Bruna. Desesperada com a prisão da filha, ela deixou claro o descontentamento com o garoto e reforçou que ele só estava livre pela cor de sua pele, enquanto Kate e Hugo sofreram com o racismo estrutural.

Bruna: "O menino de olho verde tá aí, solto e dormiu em casa. A minha filha está dormindo em uma cela. O Hugo está baleado e algemado à uma cama de hospital.

Quando Ben (Samuel de Assis) explica que Rafa foi para casa por causa da crise de ansiedade, Bruna não passou pano para a situação do rapaz.

Bruna: "Que ansiedade conveniente, né?"

A reação da personagem de Carla Cristina Cardoso rendeu elogios de parte do público nas redes sociais:

Escrita por Rosane Svartman, "Vai na Fé" é exibida de segunda a sábado, às 19h40. Confira o resumo completo da novela das 7 aqui.