Topo

Jane Birkin fez 1º nu frontal em uma produção britânica: 'Estava obcecada'

Jane Birkin morreu no domingo (16), em Paris, aos 76 anos - REPORTERS ASSOCIES/Gamma-Rapho via Getty Images
Jane Birkin morreu no domingo (16), em Paris, aos 76 anos Imagem: REPORTERS ASSOCIES/Gamma-Rapho via Getty Images

De Splash, em São Paulo

17/07/2023 04h00

Jane Birkin protagonizou o primeiro nu frontal em uma produção britânica, em 1966, durante uma pequena participação no filme "Blow-Up: Depois Daquele Beijo".

A cena, que "chocou" a sociedade conservadora da época, entrou para a história do cinema. A atriz morreu aos 76 anos, no domingo (16), em Paris, na França.

A artista relembrou a repercussão do filme em entrevista ao jornal The Daily Mail, em 2008. "Nunca pensei que aquilo iria chocar. Nonsense [sem sentido]. Eu fiz todas as coisas que fiz pelas mesmas razões", explicou a estrela.

Ela estava se referindo ao músico John Barry, compositor da trilha sonora da franquia "007", com quem estava se relacionando naquela época. Barry é o pai da primeira filha da artista, Kate, que morreu em 2013.

A atriz revelou que "estava obcecada" por John, que era 13 anos mais velho. "Me ofereceram um papel em 'Blow Up' e ele disse que eu não teria coragem de ficar nua. Então pensei: 'Bem, eu vou fazer e isso vai deixá-lo animado", contou Jane.

A artista também contestou qualquer insinuação de que a motivação para a cena teria sido financeira. "Isso é um insulto. A verdade é que fiz todas essas coisas para agradar os homens de quem eu gostava na época. Sempre fiz o que eles queriam, pois tinha medo de perdê-los".

Jane Birkin

Jane Birkin - Keystone-France/Gamma-Keystone via Getty Images - Keystone-France/Gamma-Keystone via Getty Images
Jane Birkin e Serge Gainsbourg em 1969, na França
Imagem: Keystone-France/Gamma-Keystone via Getty Images

A estrela ficou conhecida no início dos anos 1970 por sua longa parceria romântica e artística com o músico francês Serge Gainsbourg, por sua atuação no cinema e por emprestar seu nome à luxuosa bolsa Birkin da grife francesa Hermès.

Ao lado de Gainsbourg, a atriz estrelou "Slogan", filme de 1969 dirigido por Pierre Grimblat. No ano seguinte, a dupla lançou a faixa "Je t'aime... moi non plus", que causou escândalo e foi censurada em vários países — inclusive no Brasil — por sua letra sussurrada então considerada sexualmente explícita.

O último trabalho foi o documentário "Jane por Charlotte" (2021), dirigido pela filha Charlotte Gainsbourg. Nele, ambas examinam a relação entre mãe e filha. Naquele mesmo ano, Jane teve um derrame após ter problemas cardíacos.