Topo

Além de Elis: 7 artistas ressuscitados pela inteligência artificial

Elis Regina foi trazida de volta à vida em comercial da Volkswagen - Reprodução
Elis Regina foi trazida de volta à vida em comercial da Volkswagen Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

11/07/2023 04h00

O comercial da Volkswagen que ressuscitou Elis Regina em um dueto com Maria Rita deu o que falar e levantou o debate sobre os limites do uso da inteligência artificial.

Mas essa não é a primeira vez que uma artista é trazida de volta à vida por meio de ferramentas de IA. Splash te mostra:

Paul Walker

O ator morreu em um acidente de carro durante as gravações de "Velozes & Furiosos 7", em 2013. Para não perder as cenas já gravadas por ele, a produção decidiu recriar seu personagem, Brian O'Conner, usando computação gráfica.

Chaves

Roberto Bolaños, intérprete de Chaves que morreu em 2014, teve a imagem recriada para uma propaganda do canal DishLatino. No vídeo, ele surge vestido como o personagem e conversa com o ator Eugenio Derbez.

Marilyn Monroe

A atriz foi revivida em uma propaganda do perfume J'Adore, da Dior, em 2011. Na peça publicitária, ela recebe o perfume de Charlize Theron.

Além de Marilyn, Marlene Dietrich e Grace Kelly - ambas já falecidas - também apareceram no vídeo e interagiram com Theron.

Kurt Cobain

O vocalista da banda Nirvana foi ressuscitado para o lançamento da música "Drowned in the Sun" após sua morte. A canção fez parte de um projeto que celebrava artistas que morreram devido a crises de saúde mental.

Sua voz foi recriada com a mistura de programas digitais e vocais de Eric Hogan, cover de Cobain e vocalista da banda Nevermind: The Ultimate Tribute to Nirvana.

Brandon Lee

Após ser baleado acidentalmente durante as gravações de "O Corvo" (1994) e morrer, o ator foi recriado por meio de seu dublê, Chad Stahelski. O rosto do astro foi sobreposto digitalmente ao de Stahelski.

Brandon Lee foi morto no set de filmagens de 'O Corvo', de 1993 - Reprodução - Reprodução
Brandon Lee foi morto no set de filmagens de 'O Corvo', de 1993
Imagem: Reprodução

Peter Cushing

O intérprete do vilão Grand Moff Tarkin em "Guerra nas Estrelas" (1977), que morreu em 1994, ressuscitou 22 anos depois no filme "Rogue One - Uma História Star Wars" (2016).

Ele também teve o rosto sobreposto digitalmente ao de um dublê que o "interpretou", emprestando-lhe o corpo e performance.

necro rogue - Lucasfilm - Lucasfilm
Peter Cushing foi recriado digitalmente para 'Rogue One'
Imagem: Lucasfilm

Mussum

Assim como Elis, o comediante apareceu em uma propaganda da Volkswagen após sua morte. Ele ressurgiu para anunciar o lançamento do novo Fusca em 2013.