Topo

Brigas, furto e prisão: astro de 'Flash', Ezra Miller acumula polêmicas

De Splash, em São Paulo

18/06/2023 04h00

Ezra Miller, 30, se tornou um dos principais nomes do cinema ao viver importantes personagens, como um jovem assassino em "Precisamos Falar Sobre o Kevin" (2011), o descolado Patrick no drama "As Vantagens de Ser Invisível" (2012), o bruxo Credence Barebone em "Animais Fantásticos" (2015) e Barry Allen, o Flash, protagonista do novo filme da DC.

No entanto, os últimos anos foram atribulados para Ezra, que passou duas vezes pela prisão em 2022 e enfrenta uma série de acusações de assédio a mulheres e crianças, agressões e furtos. Relatos de pessoas próximas dão conta de que Ezra sofre com um vício em drogas, além de alucinações que envolvem ser o "novo Messias" e um altar para reverenciar a si.

Em contrapartida, o diretor de "Flash", Andy Muschietti, contou a Splash que ter trabalhado com Ezra foi "uma das melhores experiências que tive com um ator". "É incrivelmente talentoso, excepcional, brilhante e ótimo comediante, o que é algo que eu não esperava antes de conhecer."

Comportamento inadequado

Os primeiros sinais de que algo estava errado surgiram em 2019. O comportamento de Ezra no set da série "Asking For It" preocupou colegas de elenco e produção. O astro usava capas, robes longos e uma cabeça de unicórnio nos bastidores, apesar das altas temperaturas no local. Além disso, o forte odor corporal de Ezra virou assunto entre a equipe.

Durante as gravações da série "The Stand" no mesmo ano, Ezra gritava, guinchava e cuspia, atrapalhando o andamento da produção.

Pessoas próximas apontam o divórcio dos pais de Ezra como o estopim da crise: "Antes disso, Ezra não havia pirado e perdido o controle em público", disse um amigo à revista Vanity Fair.

Ezra Miller não deu entrevistas para a divulgação de 'Flash', apenas apareceu no tapete vermelho - Divulgação/Warner Bros. Pictures - Divulgação/Warner Bros. Pictures
Ezra Miller não deu entrevistas para a divulgação de 'Flash', apenas apareceu no tapete vermelho
Imagem: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Brigas na Islândia, guru e culto

Em 2020, Ezra passou alguns meses em uma casa alugada na Islândia acompanhado de um "guru espiritual" chamado Jasper Young Bear. O ator agia de forma agressiva e cheirava mal. Não costumava trocar de roupa e passeava pelas ruas frias da cidade descalço, resmungando, com unhas dos pés longas e pontudas e uma ferida infeccionada no pé.

Boatos de que Ezra liderava um culto na casa, onde hospedava várias outras pessoas, começaram a circular na região.

Neste período, Ezra se envolveu em duas brigas em um bar. Um vídeo que mostra o ator enforcando uma mulher durante uma dessas confusões viralizou nas redes sociais, tornando público o momento complicado na vida do ator.

Antes disso, de acordo com um garçom do bar, Ezra já havia se envolvido em uma briga em que enforcou e deu um tapa em outro cliente.

Ezra Miller no tapete vermelho de 'Flash' - Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic - Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic
Ezra Miller no tapete vermelho de 'Flash'
Imagem: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

Ano conturbado

Em 2022, Ezra foi preso duas vezes e vários crimes e acusações vieram à tona, colocando em risco o lançamento do filme "Flash".

Uma mulher alegou ter sido assediada por Ezra, na Alemanha. Os dois tiveram um encontro romântico consensual em 2020 e não se viram novamente até fevereiro de 2022, quando Ezra fez outra visita. Nesta, o ator teve comportamentos agressivos após ela dizer que não era permitido fumar dentro de sua casa.

Em fevereiro, outro incidente fez com que uma criança de 12 anos conseguisse uma medida protetiva contra Ezra. Segundo relatos de testemunhas ao site Daily Beast, Ezra ameaçou um homem com uma arma e acusou uma mulher de ser "bruxa e vampira" durante uma reunião de conhecidos.

Após as discussões, Ezra teria mudado seu foco para o filho da mulher, que tinha 11 anos na ocasião.

Ezra se envolveu em diversas confusões em 2022 - Bertrand Rindoff Petroff / Getty Images - Bertrand Rindoff Petroff / Getty Images
Ezra se envolveu em diversas confusões em 2022
Imagem: Bertrand Rindoff Petroff / Getty Images

Prisões

Em março de 2022, Ezra foi preso pela primeira vez no Havaí, após "ficar agitado quando clientes do bar começaram a cantar no karaokê". Em seguida "começou a gritar obscenidades e, em determinado ponto, tirou o microfone das mãos de uma mulher que estava cantando. Mais tarde, se lançou contra um homem que estava jogando dardos".

Depois, um casal pediu uma medida protetiva contra Ezra alegando que ele invadiu seu quarto e roubou documentos como passaporte e cartões de banco. Segundo o site Radar, Ezra estava hospedado na casa do casal e se tornou violento após ser liberado da prisão. "Eu vou enterrar você e a vadia da sua esposa", teria dito Ezra ao casal.

Três semanas depois da primeira prisão, Ezra foi preso novamente no Havaí por supostamente atirar uma cadeira na cabeça de uma mulher de 26 anos durante uma festa.

Acusação de aliciamento de menor e furto

Em junho de 2022, um casal acusou Ezra de aliciar, agredir e manipular psicologicamente a filha deles, Tokata Iron Eyes, hoje com 18 anos. O ator a teria levado para visitar os sets do filme "Animais Fantásticos e Onde Habitam" e oferecido para ela maconha, álcool e LSD.

Ainda em junho, a Rolling Stone afirmou que o ator estaria abrigando uma família composta por uma mulher de 25 anos e seus três filhos em seu rancho em Vermont, nos EUA. As crianças, entre 1 e 5 anos, estariam expostas a armas, munição e maconha na propriedade. A mais nova teria colocado uma bala na boca.

Em agosto, Ezra foi indiciado por furtar bebidas de uma casa. A defesa do ator diz que a casa é de um amigo de infância de Ezra e que o ator não sabia que "eles não eram mais amigos".

Ezra Miller na premiere 'Animais Fantásticos 2', em Londres - Getty Images - Getty Images
Ezra Miller na premiere 'Animais Fantásticos 2', em Londres
Imagem: Getty Images

Pronunciamento

Em agosto de 2022, Ezra se pronunciou pela primeira vez sobre as polêmicas.

Tenho passado recentemente por um período de crise intensa, agora entendo que estou sofrendo problemas complexos de saúde mental e comecei um tratamento contínuo. Quero pedir desculpas a todos por ter alarmado e chateado com o meu comportamento passado. Estou comprometido em fazer o trabalho necessário para voltar a um estágio saudável, seguro e produtivo em minha vida. Ezra Miller