Topo

Demissão de bailarinas, baixa audiência: as crises do Faustão na Band

O apresentador Fausto Silva no programa "Faustão na Band" - Reprodução / Band
O apresentador Fausto Silva no programa "Faustão na Band" Imagem: Reprodução / Band

De Splash, em São Paulo

18/05/2023 09h56

Fausto Silva, 73, comunicou ontem à diretoria do Faustão na Band que não vai mais apresentar seu programa diário e deixará a emissora. Segundo o colunista de Splash Lucas Pasin, a decisão foi tomada nas últimas semanas após reuniões do apresentador com a direção da Band.

A Band e o comunicador entraram em um comum acordo sobre a saída antecipada, já que o contrato dele iria até 2026.

Este é mais um desenvolvimento em uma série de capítulos conturbados desde a chegada do apresentador à emissora.

Crise com as bailarinas: Durante o programa, as bailarinas viveram um momento complexo antes do completo desligamento.

Até março de 2022, cerca de sete bailarinas das 30 que iniciaram no programa em janeiro haviam sido demitidas. O clima nos bastidores era tenso, uma vez que a jornada de ensaios era cansativa, e muitas delas precisavam treinar em casa após 12 horas diárias em estúdio.

Na ocasião, as bailarinas que continuaram temiam perder o emprego, e não conseguiam mais conciliar a rotina com outras oportunidades externas de trabalho.

Em dezembro, todas as 17 bailarinas que ainda faziam parte da atração foram demitidas. A decisão da emissora veio em meio a uma estratégia de corte de gastos, e outros funcionários, como produtores, também foram desligados.

Bailarinas do Faustão - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Faustão na Band demitiu 17 bailarina
Imagem: Reprodução/Instagram

A proposta, para 2023, era fazer um programa mais enxuto, focado em notícias e prestação de serviço. Diante das crises, Faustão chegou a tirar dinheiro do próprio bolso para injetar no programa e manter a estrutura que gostaria de colocar no ar.

Queda na audiência: No último dia 15 de maio, o programa teve a sua pior audiência da história, com 2 pontos segundo dados do Kantar Ibope. Em 2022, as metas de audiência e faturamento do Faustão não foram atingidas, de acordo com o colunista Guilherme Ravache, e o prejuízo estimado da emissora poderia ser milionário.

Maior faturamento da emissora: Paralelamente, a Band informou que Faustão foi o responsável por mais da metade do faturamento da emissora em 2022.

"A emissora está satisfeita com o faturamento do programa, que responde por mais da metade das receitas da Band, e projeta crescimento para 2023. Fausto Silva é o maior comunicador do Brasil. A estreia dele na grade noturna da Band trouxe uma audiência qualificada para a emissora, aumentando o resultado na faixa de exibição. Foi criado também o hábito da compra de mídia nesse horário, que levava ao ar programa religioso até a estreia do Faustão. A perspectiva é que em 2023 os resultados comerciais e de audiência cresçam ainda mais", disse Cris Moreira, diretor-geral de Comercialização do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em dezembro do ano passado.