Topo

Polícia investiga servidores por vazamento de fotos de Marília Mendonça

Marília Mendonça morreu em acidente aéreo no mês de novembro de 2021 - Reprodução/Instagram
Marília Mendonça morreu em acidente aéreo no mês de novembro de 2021 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

15/04/2023 19h41

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou inquérito policial para investigar se o vazamento do laudo da autópsia da cantora Marília Mendonça — que morreu em novembro de 2021 — foi feito por agentes da segurança pública.

Neste sábado (15), a instituição comunicou via redes sociais que busca encontrar os culpados pela divulgação indevida das imagens. Eles também reforçaram que "não compactuam com eventuais desvios de conduta de seus servidores".

"A Polícia Civil reforça seu compromisso com o resguardo dos dados sensíveis que envolvem a investigação criminal em todas suas vertentes, bem como a punição de todos os servidores que eventualmente derem causa ao vazamento de dados, informações ou documentos de natureza sensível ou sigilosa", diz o comunicado.

De acordo com a Corregedoria-Geral, o vazamento ocorreu diretamente pelo sistema da Polícia de Minas Gerais. Eles informaram que tomaram medidas para restringir "ainda mais o acesso" ao inquérito e descobrir os logins que acessaram o laudo.

"As medidas administrativas após apuração e direito à defesa podem ir desde o afastamento do servidor à demissão do cargo público", informa a nota da PCMG.

O caso é investigado pela polícia de Minas Gerais porque foi lá que aconteceu o acidente que matou Marília Mendonça. O avião que transportava a cantora e sua equipe caiu na zona rural de Piedade de Caratinga, 309 km a leste de Belo Horizonte.

Em nota, o advogado da família se diz indignado com o vazamento das fotos. Robson Cunha considera "inconcebível" que documentos exclusivos de um inquérito policial, que corre em sigilo e com restrições de acessos, tenham sido divulgados de forma "irresponsável, desumana e criminosa". A nota destaca, ainda, que compartilhar as fotos também é crime.