Topo

Além de Fernanda Gentil: veja famosos que estão na geladeira da Globo

Os atores Henri Castelli, Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, além da apresentadora Fernanda Gentil, são exemplos de estrelas que estão na geladeira da Globo - Reprodução
Os atores Henri Castelli, Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, além da apresentadora Fernanda Gentil, são exemplos de estrelas que estão na geladeira da Globo Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em São Paulo

19/03/2023 04h00

A Globo tem passado por uma transformação desde 2018 quando anunciou o projeto Uma Só Globo, que uniu todos os produtos da empresa, com a justificativa de se adaptar aos novos tempos do mercado.

Desde então, a emissora fez sucessivos cortes em seu elenco, demitiu atores e atrizes que fizeram história na TV, além de nomes promissores da nova geração.

Entretanto, a Globo ainda preza por alguns poucos contratos fixos, com o intuito de manter nomes importantes de seu elenco fora do alcance das empresas de streaming, nem que para isso alguns deles permaneçam em sua "geladeira", ou seja, não tenham sido escalados para grandes projetos recentes de sua grade.

Fernanda Gentil

Fernanda Gentil - Globo - Globo
Fernanda Gentil
Imagem: Globo

O caso da apresentadora é um dos mais emblemáticos da emissora. Gentil ganhou notoriedade como uma das estrelas do esporte da Globo, até migrar para o entretenimento.

No novo segmento do canal, Fernanda não conseguiu decolar e amargou projetos com baixa audiência e muitas críticas negativas, como o Se Joga e o Zig Zag Arena.

Fernanda Gentil renovou contrato com a Globo em 2021. Porém, como não tem nenhum projeto previsto na emissora para 2023, ela foi liberada para lançar um programa no YouTube, segundo informações do Notícias da TV.

Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça

Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça - Mariama Prieto/Divulgação - Mariama Prieto/Divulgação
Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça
Imagem: Mariama Prieto/Divulgação

Dois dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, o casal mantêm contrato com a Globo, mas estão afastados das telinhas há cerca de três anos.

A última participação de Murtinho em uma novela foi em A Dona do Pedaço (2019). Mendonça, por sua vez, participou de Êta Mundo Bom (2016), e desde então não foi escalado para nenhum novo projeto.

Em outubro de 2022, Rosamaria Murtinho admitiu em entrevista à Quem que tem medo de ser demitida.

"Está difícil. Eles não estão escalando. Eu ainda sou contratada da TV Globo e espero renovar meu contrato porque é dureza perder o emprego com 90 anos. O Mauro, com 91, perder o dele também é dureza", desabafou.

Francisco Cuoco

Francisco Cuoco - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Francisco Cuoco
Imagem: Reprodução/Instagram

O ator também já fez história na teledramaturgia da Globo. Entretanto, ele está sem convites para novos papéis desde uma participação especial em Salve-se Quem Puder (2020) ao interpretar ele mesmo.

Em entrevista ao programa Conversa com Bial, Francisco Cuoco contou que chegou a desenvolver depressão durante a pandemia de covid-19, mas conseguiu se recuperar. Em uma live com o jornalista Felipeh Campos, ele também contou que enfrentou problemas na lombar que dificultou sua locomoção. Porém, o artista reiterou seu desejo em atuar.

"Eu gostaria de em algum momento está fazendo novela novamente. Acho que ainda tenho o vigor para isso", declarou.

Ney Latorraca

Ney Latorraca - AgNews - AgNews
Ney Latorraca
Imagem: AgNews

Outro grande nome das artes brasileiras, o ator renovou contrato com a Globo em 2021, mas está longe da TV desde Cine Holliúdy (2019).

Nos últimos anos, em decorrência da pandemia, Ney Latorraca evitou sair de casa por medo de contrair a doença. No ano passado, ele lançou uma peça baseada em sua trajetória, intitulada "Seu Neyla", escrita por Heloisa Périssé, em que contracenou com os outros atores graças aos recursos tecnológicos e não precisou deixar o conforto do lar.

Carol Duarte

Carol Duarte - Maurício Fidalgo/TV Globo - Maurício Fidalgo/TV Globo
Carol Duarte
Imagem: Maurício Fidalgo/TV Globo

Depois de brilhar com o personagem Ivan em A Força do Querer (2017), Carol Duarte assinou um contrato longo com a Globo.

Em 2018 ela esteve no elenco de O Sétimo Guardião e desde então não participou de nenhuma outra novela. No ano passado, a atriz esteve no elenco do filme internacional Quimera, dirigido pela italiana Alice Rohrwacher.

Christiane Torloni

Christiane Torloni - Imagem: Reprodução/Instagram@christorloni - Imagem: Reprodução/Instagram@christorloni
Christiane Torloni
Imagem: Imagem: Reprodução/Instagram@christorloni

A atriz está sem um papel de destaque na Globo desde a novela O Tempo Não Para (2018). Na geladeira do canal, ela deu uma rápida saída para fazer uma participação especial em Vai na Fé, atual folhetim das 19h.

Na participação especial, Torloni deu vida a ela mesmo para rivalizar com Wilma Campos, personagem de Renata Sorrah. Até o momento, não há informações de que a atriz esteja escalada para algum projeto no canal.

Henri Castelli

Henri Castelli - Reprodução/Instagram @henricastelli - Reprodução/Instagram @henricastelli
Henri Castelli
Imagem: Reprodução/Instagram @henricastelli

Um dos principais galãs dos anos 2000, o ator está sem um papel inédito em novelas desde Malhação - Toda Forma de Amar (2019).

Na Globo, Castelli estreou em Hilda Furacão (1998) e participou de tramas de sucesso, como Celebridade (2003), Cobras & Lagartos (2006) e I Love Paraisópolis (2015).

Cid Moreira

Cid Moreira - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Cid Moreira
Imagem: Reprodução/Globoplay

Ex-âncora do JN, Cid Moreira tem um contrato vitalício com a Globo, raridade hoje em dia na empresa, embora pouco apareça na programação do canal.

Sem projetos para a TV, ele se dedica às redes sociais ao mesmo tempo em que enfrenta uma polêmica familiar na relação de sua esposa com os filhos. Em 2021, os herdeiros de Cid acusaram a atual madrasta, Fátima Sampaio, de se apropriar dos bens do jornalista e fazer uso dele.

Sérgio Chapelin

Sérgio Chapelin - Cesar Alves/Globo - Cesar Alves/Globo
Sérgio Chapelin
Imagem: Cesar Alves/Globo

O ex-apresentador do Globo Repórter não produz mais reportagens, desde quando decidiu abandonar a TV Globo, em 2019, e se despediu do programa e da emissora. Contudo, ele também tem um contrato vitalício na empresa.