Topo

Quem é Amauri Soares, diretor que ganha poder com mudanças na Globo

Amauri Soares é o novo diretor dos Estúdios Globo - Globo/Fábio Rocha
Amauri Soares é o novo diretor dos Estúdios Globo Imagem: Globo/Fábio Rocha

De Splash, em São Paulo

15/03/2023 10h54Atualizada em 15/03/2023 13h26

Com a saída de Ricardo Waddington, Amauri Soares, 57, será o novo diretor dos Estúdios Globo. Ele já era diretor do canal TV Globo e comandava a rede formada por regionais e afiliadas da emissora em todo o país.

A informação foi formalizada em comunicado interno divulgado pelo diretor-presidente, Paulo Marinho. No texto, Marinho afirmou que Amauri "terá muito a contribuir" na valorização da produção de entretenimento para todas as plataformas da Globo.

Amauri entrou no Jornalismo da Globo em 1987 e ocupou diversos cargos: foi chefe de redação do Fantástico, editor-executivo do Jornal da Globo, editor-chefe do Jornal Nacional, diretor de Jornalismo em São Paulo e diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo.

Foi também diretor-executivo da Globo Internacional em Nova York, criou e liderou a diretoria de Eventos da Globo e, na sequência, foi diretor de Programação por sete anos.

Em sua própria avaliação, a área de Programação da Globo ficou mais "analítica e estratégica" sob seu comando.

Em entrevista ao Na Telinha em 2019, ele contou que, por exemplo, a Sessão da Tarde passou a ser escalada de acordo com algoritmos.

"Algoritmo, big data, analytics. São novas ferramentas, novas tecnologias que ajudam no trabalho de programar TV. Mas ninguém deve se enganar: programar televisão é uma atividade essencialmente humana", disse Amauri.

O novo diretor dos Estúdios Globo foi casado com Patrícia Poeta entre 2001 e 2017. Com ela, divide o filho Felipe Soares. Os dois moravam nos Estados Unidos quando Felipe nasceu.

Patrícia Poeta, Felipe Soares Poeta e Amauri Soares - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Patrícia Poeta, Felipe Soares Poeta e Amauri Soares
Imagem: Reprodução/Instagram

Ele também é irmão de Paulo Renato Soares, repórter especial da Globo que faz parte dos apresentadores eventuais do Jornal Nacional.

1 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Paulo Renato Soares, irmão de Amauri Soares
Imagem: Reprodução/Instagram

Sucessão

Ricardo e Amauri vão trabalhar juntos nos próximos meses para que o processo seja o mais suave possível. Soares assume a liderança dos Estúdios Globo a partir de junho. As unidades operacionais dos estúdios e da TV vão continuar funcionando de forma independente.