Topo

Todo-poderoso do entretenimento da Globo deixa emissora após 40 anos

De Splash, em São Paulo

14/03/2023 11h52

Diretor de televisão e um dos principais diretores artísticos responsáveis pelo entretenimento da Globo, Ricardo Waddington deixa a emissora carioca após 40 anos. Em seu lugar, ficará Amauri Soares, que assume o posto de diretor dos Estúdios Globo — nome atual do antigo Projac.

Aos 62 anos, Waddington atuava profissionalmente na Globo desde 1985, e esteve à frente de produções de sucesso como Vale Tudo, Tieta, Quatro por Quatro, Presença de Anita, A Favorita, Avenida Brasil e O Canto da Sereia.

Atual diretor do canal TV Globo, Amauri agora acumula o posto de diretor também dos estúdios. A informação foi formalizada em comunicado interno divulgado pelo diretor-presidente, Paulo Marinho.

No comunicado, Marinho destaca a jornada de Waddington e afirma que o fim da parceria foi decisão do próprio Ricardo.

"Ricardo gosta de lembrar que chegou aqui garoto. Com 22 anos, assinou seu primeiro contrato com a Globo. De lá até aqui foram 40 anos de uma jornada contada por grandes e importantes histórias em novelas, séries e programas de variedades que marcaram não só a sua trajetória, mas a da Globo e de todos os brasileiros", destaca.

"Ricardo foi assistente de direção, diretor de programa, diretor de núcleo, diretor de gênero, diretor da produtora e, desde 2020, é diretor dos Estúdios Globo. Neste papel, combinou sua visão artística com as necessidades do negócio para que os Estúdios dessem uma contribuição fundamental à nossa jornada de transformação. Demonstrando também grande capacidade de gestão, levou a produtora a buscar excelência e atualizou os processos de criação e produção dos nossos conteúdos, resultando na versão mais moderna e eficiente que conhecemos hoje dos Estúdios Globo. As marcas que Ricardo deixa nesta empresa são para sempre."

Paulo ainda destaca o que enxerga como a força e a competência da equipe que permanece na Globo, assim como o trabalho de Amauri Soares. "No momento em que o Ricardo Waddington me procurou para falar dos seus planos de encerrar seu bonito ciclo na Globo quando completasse 40 anos de empresa, o que acontece este ano, não tive dúvidas de que encontraria, neste grupo, o seu sucessor", declara.

Em termos de sucessão, Ricardo e Amauri vão trabalhar juntos nos próximos meses para que o processo seja o mais suave possível. Soares assume a liderança dos Estúdios Globo a partir de junho. As unidades operacionais dos estúdios e da TV vão continuar funcionando de forma independente.