Topo

A linha do tempo completa da separação de José Loreto e Débora Nascimento

De Splash, em São Paulo

10/03/2023 10h11

Nesta semana, em entrevista à Vogue, José Loreto relembrou o fim de seu casamento com Débora Nascimento e descreveu como o "período mais difícil" de sua vida.

A separação após seis anos de relacionamento envolveu rumores de traição e causou problemas até para quem não fazia parte do casal, como Marina Ruy Barbosa, Carolina Dieckmann e Yanna Lavigne.

Débora Nascimento e José Loreto se conheceram em 2012, nos bastidores de "Avenida Brasil". Os dois eram um casal na novela e levaram o romance para a vida real. Em 2015, se casaram em segredo durante uma viagem a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e no ano seguinte fizeram uma cerimônia com amigos e família no Rio de Janeiro. Em 14 de abril de 2018 nasceu Bella, a filha dos dois.

No dia 16 de fevereiro de 2019, eles anunciaram a separação. O fim do casamento foi divulgado pela assessoria da atriz, e o UOL apurou que nos bastidores da Globo corriam boatos de que José Loreto havia se envolvido com uma colega de elenco da novela "O Sétimo Guardião".

A assessoria do ator, no entanto, negou a traição em nota: "José Loreto nega traição e pede compreensão e respeito à privacidade de sua família neste momento".

Apontada como pivô da separação nas redes sociais, Marina Ruy Barbosa se defendeu. A atriz, que na época era casada com Alexandre Negrão, negou os boatos:

"Hoje comecei a ser apontada por fofoqueiros da internet de ser talvez pivô de uma separação, que devem assistir muita televisão e pelo visto a novela. Amo meu marido e sou muito feliz no casamento e nunca teria, nem nunca tive nada além de uma parceria profissional e amizade no trabalho por consequência da novela. Completamente infundado tudo isso."

Caio Blat, Marina Ruy Barbosa, José Loreto e Bruno Gagliasso no intervalo das gravações de "O Sétimo Guardião" em outubro de 2018 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Caio Blat, Marina Ruy Barbosa, José Loreto e Bruno Gagliasso no intervalo das gravações de "O Sétimo Guardião" em outubro de 2018
Imagem: Reprodução/Instagram

Como os boatos continuaram, a mãe de Marina saiu em sua defesa num texto postado no Instagram sem citar o nome da filha: "De repente tudo vai ficando tão simples que assusta. A gente vai perdendo as necessidades, vai reduzindo a bagagem. A opinião dos outros é realmente dos outros e, mesmo que seja sobre nós, não tem importância".

Em meio à polêmica, Marina Ruy Barbosa teve uma crise de choro no camarim de "O Sétimo Guardião", segundo o colunista do UOL Ricardo Feltrin.

No dia seguinte à publicação de Marina, José Loreto falou sobre o divórcio pela primeira vez. Em post no Instagram, ele pediu desculpas a Débora e à filha, e também a "todas as pessoas que, de alguma maneira, foram envolvidas neste espetáculo público que eu causei".

"Errei sim, manchei o teu nome. Débora, você tem todas as razões para estar magoada comigo. Te dei motivos, indícios, diria que até provas, que eu mesmo, se estivesse no seu lugar, diria que são inquestionáveis. Mas a vida real às vezes surpreende até as 'vidas de novela'. A realidade é cruel, tem consequências e verdades que não agradam à audiência. Na realidade do meu momento, preciso te dizer que não fui legal com você, cruzei fronteiras emocionais que hoje me arrependo profundamente. Não quero dar nomes, não posso fazê-lo. E também acredito que o reconhecimento de nossas falhas é um processo individual e intransferível. Sem contar que, apesar das evidências, eu te juro que nada aconteceu. Sei que é difícil de acreditar, mas nem sempre a verdade é translúcida", escreveu o ator.

A separação também respingou em outras famosas como Carolina Dieckmann e Yanna Lavigne. Segundo os boatos, Yanna teria sido responsável por flagrar e divulgar a traição. Ela processou os perfis do Instagram que divulgaram os rumores, e disse se sentir injustiçada.

Carolina Dieckmann - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Carolina Dieckmann também foi apontada como pivô da separação, mas diz perdoar quem acreditou no boato
Imagem: Reprodução/Instagram

Uma foto de Carolina Dieckmann abraçando José Loreto foi divulgada como se os dois estivessem se beijando. A atriz disse que perdoa quem pensou o pior:

"Eu concordo que a foto gera comentários, gera dúvidas nas pessoas. Eu perdoo quem pensou mal de mim e a verdade um dia aparece. Isso é um circo na vida de uma família e quem tem família sabe. As pessoas dizem que eu tenho que tomar partido, mas não vou tomar partido de ninguém. Eu quero que todo mundo seja feliz e se resolva da melhor maneira possível."

Débora Nascimento preservou seu silêncio, mas curtiu postagens sugestivas nas redes sociais. A atriz curtiu um comentário que criticava quem exigia uma declaração dela: "Outro estava inconformado com gente pedindo uma declaração da atriz. "Caraca, a mulher foi traída pelo marido, tem uma bebê de 10 meses e o povo vindo aqui exigir que ela fale isso ou aquilo".

Em outro comentário, um fã pedia respeito: "Eles são, sim, pessoas públicas, mas também são seres humanos, gente! Se isso tudo for verdade, todos devem estar sofrendo. A Débora por ter sido traída num dos momentos mais lindos e difíceis da sua vida (início da maternidade); José por ter feito uma merda dessas e talvez destruído a linda família que acabaram de constituir; Marina por estar envolvida nisso tudo; Alexandre [Negrão, marido de Marina] por ver o nome da sua esposa envolvido nisso".

Quatro anos depois, José Loreto reafirma que não houve traição. Ele também reflete sobre como o caso afetou sua carreira:

"Decretaram que eu havia traído, me pintaram como algo que eu não era. Deixei quieto e segui trabalhando. Fui crescer e costurar a colcha de retalho que era minha vida. Superei as mentiras e o Tadeu, de 'Pantanal', me recolocou numa posição de destaque", disse na entrevista à Vogue.