Topo

Armie Hammer diz que ser abusado por pastor aos 13 gerou sua conduta tóxica

O ator Armie Hammer se defendeu dois anos depois de ter sido acusado de estupro - Reprodução/Facebook
O ator Armie Hammer se defendeu dois anos depois de ter sido acusado de estupro Imagem: Reprodução/Facebook

De Splash, em São Paulo

04/02/2023 09h25

Dois anos depois de ser acusado de estupro e de ter uma conduta sexual tóxica que envolve prática de canibalismo, o ator Armie Hammer, 36, disse que ter sido abusado sexualmente por um pastor, quando tinha 13 anos, o levou a desenvolver esse tipo de comportamento inapropriado.

Pela primeira vez desde que virou notícia após várias mulheres o acusarem de violência sexual, Hammer se manifestou publicamente, negou as acusações e disse que pensou em se suicidar devido às denúncias, que ruíram sua carreira artística. As declarações foram dadas ao Air Mail.

Hammer declarou que ter sido violentado sexualmente na adolescência por um pastor "introduziu a sexualidade" em sua vida de forma "assustadora", o que desencadeou nele a necessidade de "controle" no sexo.

Eu estava impotente naquela situação. Eu não tinha gerência na situação. A sexualidade foi apresentada a mim de uma forma assustadora onde eu não tinha controle. Meus interesses foram: quero ter controle da situação, sexualmente falando."

Apesar de admitir que se comportou de forma tóxica e "abusiva emocionalmente" com as mulheres que o acusaram, sobretudo devido ao seu status de celebridade hollywoodiana, Armie Hammer nega que tenha cometido os crimes dos quais foi acusado.

Eu estava com essas mulheres jovens, de 20 e poucos anos, enquanto eu tinha mais de 30. Eu era um ator de sucesso naquele momento. Elas poderiam ter ficado felizes só por estarem comigo, podem ter dito 'sim' para as coisas às quais talvez elas não diriam por vontade própria. Havia um desequilíbrio de poder na situação."

No auge do escândalo, o ator admitiu que cogitou tirar a própria vida, mas desistiu por causa dos filhos.

"Apenas entrei no oceano, nadei o mais longe possível e esperei para me afogar, ou que fosse atropelado por um barco ou comido por um tubarão. Foi quando percebi que meus filhos estavam na praia e que não poderia fazer isso com eles."

Hammer é pai de três filhos, fruto do casamento com Elizath Chambers, que chegou ao fim em 2020.

Agora, o artista afirmou estar pronto para "assumir meus erros e a responsabilidade pelo fato de de que fui um idiota, que fui egoísta, que usei as pessoas para me fazer sentir melhor e, quando terminei, segui em frente".

Armie garante que se tornou "uma pessoa mais saudável, mais feliz e mais equilibrada". "Sou capaz de estar ao lado dos meus filhos de uma forma que nunca estive... Sou muito grato pela minha vida, minha recuperação e tudo mais. Eu não voltaria e desfaria tudo o que aconteceu comigo", continuou.

Ainda Hammer afirmou que o ator Robert Downey Jr. foi uma pessoa que o apoiou quando "estava no fundo do poço" e aproveitou para criticar a "cultura do cancelamento" e o "linchamento da lacração", que não permite a "redenção" da pessoa que errou.

No minuto em que alguém faz algo errado, essa pessoa é dispensada. Não há chance para reabilitação. Quando jogam alguém como eu no fogo para se protegerem, tudo que estão fazendo é tornar o fogo maior. E agora esse fogo está fora de controle e vai queimar todo mundo."

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.