Topo

Dono da RedeTV repudia incentivar golpistas enquanto Bolsonaro está nos EUA

Marcelo de Carvalho repercutiu os atos golpistas nas portas dos quartéis do Exército - Reprodução / TV UOL
Marcelo de Carvalho repercutiu os atos golpistas nas portas dos quartéis do Exército Imagem: Reprodução / TV UOL

Colaboração para Splash, em Maceió

08/01/2023 15h48

O empresário Marcelo de Carvalho, um dos donos da RedeTV!, criticou o fato de incentivarem bolsonaristas a ficarem acampados nas portas de quartéis do Exército em atos golpistas e antidemocráticos, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi para Orlando, nos Estados Unidos.

Por meio de seu perfil nas redes sociais, Carvalho, que é um ferrenho defensor de Bolsonaro, disse ser "lamentável incentivar gente a seguir em porta de quartel", ressaltando que os golpistas podem ser presos, enquanto o ex-presidente abandonou seus apoiadores.

"Lamentável incentivar gente a seguir em porta de quartel se arriscando a ser preso, esperando GLO (garantia da lei e da ordem), (artigo) 142 ou atitude de general que está tomando whisky ou ex-presidente que está em Orlando. Quer ser oposição parem de fantasia de filme de Rambo. O caminho é o Congresso", publicou Marcelo de Carvalho.

Criticado nos comentários, o empresário disse que tem respeito pela maioria dos bolsonaristas que estão nos acampamentos, mas frisou que essas manifestações são "inócuas", ou seja, não resultarão na pretensão dos golpistas, que é o retorno de Bolsonaro ao poder por vias antidemocráticas.

"Olhe, a maioria dos que estão lá tem meu respeito e protestar é lícito e protegido pela Constituição. O que estou dizendo é: 1) é inócuo e 2) tem gente por trás incentivando e havendo repressão os honestos que vão sofrer as consequências, entendeu?".

Golpistas invadem Congresso em Brasília. Um grupo de centenas de extremistas bolsonaristas que marchava pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais e invadiu o prédio do Congresso Nacional hoje.

O grupo subiu a rampa que dá acesso ao prédio e ocupa a parte externa do edifício, onde ficam as famosas cúpulas. Alguns manifestantes conseguiram adentrar no interior do Congresso. As vidraças do Salão Nobre foram depredadas.

Os manifestantes de extrema-direita foram confrontados por policiais, que usaram bombas de gás lacrimogêneo, mas conseguiram avançar e neste momento ocupam todo o jardim no entorno do Congresso.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou que os financiadores desses atos ilegais serão responsabilizados.