Topo

Danilo Gentili faz piada com religião de Janja: 'Girando pomba gira'

Danilo Gentili fez piada com a fé de Janja, que é praticante de uma religião de matriz africana - Reprodução
Danilo Gentili fez piada com a fé de Janja, que é praticante de uma religião de matriz africana Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em Maceió

07/01/2023 17h14

O apresentador Danilo Gentili, 43, fez uma piada com a fé da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, 56.

Por meio de seu perfil no Twitter, Gentili ironizou ao questionar se é permitido "zoar" a orientação religiosa de Janja, ou se "podia" apenas "zoar" a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é evangélica.

"Pode zuar (sic) a Janja girando pomba gira no terreiro ou só pode zuar a Michelle rezando no culto de crente? Eu tô perguntando antes porque eu cansei de errar. Não queria errar. Me ajudem a ser do bem! Pode ou não jornalistas?", publicou o apresentador, em tom de ironia.

Publicamente, Janja não declara ser adepta de alguma religião em específico — ela e Lula casaram na igreja católica, religião professada pelo presidente. Contudo, em seu perfil nas redes sociais, a socióloga já publicou foto junto a orixás da Umbanda e do Candomblé. Na legenda, ela escreveu:

"Saudades de vestir branco e girar, girar, girar..."

Durante a campanha eleitoral, em 2022, essa imagem foi usada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para associar o petista e sua esposa de forma pejorativa às religiões africanas.

Preconceito religioso. No período eleitoral, Janja se tornou alvo de ataques intolerantes devido a sua crença. Michelle Bolsonaro também foi criticada por professar sua fé em cultos em atos de campanha.

Segundo dados do Monitora, observatório de violência política online, Janja recebeu mais de 700 ataques intolerantes devido a sua fé. Michelle recebeu ao menos 200 ataques pelo mesmo motivo.

Michelle atacou Lula. A disputa entre Lula e Jair Bolsonaro (PL) motivou Michelle a fazer uma publicação nas redes sociais atacando o petista por aparecer em um ritual de religiões de matrizes africanas.

Posteriormente, Janja rebateu o ataque preconceituoso de Michelle e disse ter aprendido "que Deus é sinônimo de amor, compaixão e, sobretudo, de paz e de respeito".

"Não importa qual a religião e qual o credo. A minha vida e a do meu marido sempre foram e sempre serão pautadas por esses princípios", afirmou.

"Orgulho". Em entrevista ao "Fantástico" (TV Globo), em novembro de 2022, Janja destacou que ter sido atacada por professar sua fé não a diminui e, pelo contrário, disse acreditar que ser ligada a uma religião de matriz africana é motivo para orgulho.

"Talvez isso represente um pouco do que é os brasileiros e as brasileiras. Sabe? Eu sou aquela pessoa que me emociono na missa, com a fala do padre, e também me emociono com o tambor. Também me emociono com um hino de louvor a Deus. E muitas pessoas disseram para mim: 'Você precisa apagar aquela foto'. Tem uma foto minha no Instagram com algumas imagens de orixás. Eu não vou apagar. Aquilo também me representa", declarou.

Etarismo

Em outras postagens, Danilo Gentili debochou das idades das esposas dos últimos três presidentes do país, que são mais novas que seus respectivos maridos.

"Considerando a diferença de idade dos últimos três presidentes para as suas respectivas esposas podemos parar de usar o termo 'primeira-dama' e passar a usar 'primeira enfermeira'", postou.

Criticado, o artista rebateu em tom de deboche ao apontar suposta censura a piadas sobre etarismo.

"Piada de Janja enfermeira de idoso está proibida, pessoal. Não tem graça. Só pode zuar primeira-dama de novo quando o presidente não for mais o velho pinguço", disse.

Janja tem 56 anos e Lula, 77. Michelle tem 40, enquanto Jair Bolsonaro tem 67. Já Marcela Temer tem 39, e Michel Temer 82.