Topo

Qual é a treta entre a neta de Nelson Mandela e Harry e Meghan?

Neta de Nelson Mandela criticou novo documentário de Harry e Meghan na Netflix - Reprodução/Netflix e Getty Images
Neta de Nelson Mandela criticou novo documentário de Harry e Meghan na Netflix Imagem: Reprodução/Netflix e Getty Images

De Splash em São Paulo

05/01/2023 11h24Atualizada em 05/01/2023 15h08

Ndileka Mandela, 57, neta de Nelson Mandela, criticou o príncipe Harry, 38, e Meghan Markle, 41, por usarem o nome de seu avô para promover a série "Líderes que Inspiram" (Netflix).

Segundo Ndileka, o duque e a duquesa de Sussex exploram o legado de Mandela para "lucrar milhões" com a produção.

Entenda melhor a confusão e veja outro embate entre a família Mandela e o casal real:

Harry e Meghan produziram documentário "inspirado" por Mandela e com apoio da Fundação Nelson Mandela. A série "Líderes que Inspiram" foi lançada na Netflix no final de dezembro e tem a participação de figuras como a ativista Greta Thunberg e a primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern. No trailer da produção, Harry cita uma frase do líder sul-africano.

Neta de Mandela criticou associação em entrevista. "Eu já fiz as pazes com o fato de que as pessoas usam o nome do meu avô, mas ainda é profundamente perturbador e tedioso toda vez que isso acontece. [...] Eles estão usando frases dele no documentário para chamar a atenção das pessoas e ganhar milhões sem que a família Mandela se beneficie disso. Eu sei que a Fundação Nelson Mandela apoiou a iniciativa, mas as pessoas roubam as frases do meu avô há anos e usam seu nome porque sabem que isso vende — Harry e Meghan não são diferentes", disse Ndileka em entrevista ao jornal The Australian.

Ndileka também rebateu frase de Meghan sobre uma suposta comemoração do casamento real nas ruas da África do Sul. Em uma entrevista ao The Cut em agosto, Meghan disse que um membro do elenco de "O Rei Leão" disse que, quando ela se casou com príncipe Harry, as pessoas comemoraram nas ruas da África do Sul assim como quando Mandela foi libertado da prisão. "[A libertação de Mandela] foi a culminação de quase 350 anos de luta em que gerações de pessoas pagaram com a vida. Não tem nada a ver. Não tem comparação", disse Ndileka sobre o assunto.

Neto de Mandela já reagiu à mesma fala de Meghan. "A celebração de Madiba [Mandela] foi baseada na superação de 350 anos de colonialismo com 60 anos de um regime brutal de apartheid na África do Sul. Então as duas situações não podem ser equiparadas. [...] [A libertação de Mandela] nunca pode ser comparada à celebração do casamento de alguém", disse Zwelivelile Mandela em agosto.