Topo

'Pantanal', 'O Rei do Gado': 2022 foi o ano das novelas rurais

Alanis Guillen e Jesuita Barbosa no papel de Juma e Jove de "Pantanal" - Globo
Alanis Guillen e Jesuita Barbosa no papel de Juma e Jove de 'Pantanal' Imagem: Globo

De Splash, em São Paulo

28/12/2022 04h00

A nova versão de "Pantanal" recolocou as novelas rurais em lugar de destaque na teledramaturgia brasileira em 2022. A adaptação de Bruno Luperi para o original de Benedito Ruy Barbosa registrou bons índices de audiência, repercussão e engajamento nas redes sociais.

Se antes da estreia havia uma expectativa quanto às escolhas de elenco e recepção do público, aos poucos, a trama mostrou que soube atualizar discursos e linguagens sem perder a essência que fez da história original um dos maiores sucessos da televisão.

A versão, que foi exibida de março a outubro deste ano, alcançou no período média de 30 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão) — indicador que considera o comportamento de telespectadores em 15 regiões metropolitanas do país.

O desempenho, embora abaixo do megassucesso "Avenida Brasil" (2012), foi satisfatório, quando observadas as características atuais do mercado. Com o avanço das plataformas digitais, a exemplo de Netflix e HBO Max, o que há sete anos poderia parecer "fracasso", hoje tem outro peso.

Em julho, o "Splash Vê TV" analisou por que novelas como "Pantanal" são um sucesso. Na ocasião, Aline Ramos, colunista de Splash, argumentou que a experiência coletiva que as produções proporcionam é o que as faz continuarem a ser amadas pelos brasileiros.

"A novela na televisão aberta possibilita compartilhar a história com as pessoas que estão ao seu redor. A experiência do streaming é muito solitária. Assistir uma novela no mesmo horário que um país inteiro faz diferença", completou.

'O Rei do Gado'

Rei do Gado  - Globo - Globo
Antônio Fagundes protagonizou a novela 'O Rei do Gado'
Imagem: Globo

Impulsionada pelo destaque do remake, na faixa das 21h, a TV Globo escalou "O Rei do Gado" para o "Vale a Pena Ver de Novo". A produção, que está na terceira reprise, voltou à programação da emissora carioca no início de novembro.

A trama marcou uma geração e foi um dos maiores sucessos de todos os tempos da teledramaturgia brasileira. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, foi ao ar originalmente de 1996 a 1997 e contou com um elenco de peso.

A novela mostrou a história de amor do pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a trabalhadora rural Luana (Patrícia Pillar), ambos descendentes de famílias de imigrantes italianos rivais (os Mezenga e os Berdinazzi).

"O Rei do Gado" veio para atender a um vazio deixado pelo fim de "Pantanal" e reforçou a importância das novelas rurais para a teledramaturgia. Ambas, para além da fonte criativa do autor Benedito Ruy Barbosa, mostraram aspectos de um Brasil de gente simples, rico em tradições, cheio de contradições produtivas e contato com a terra.