Topo

Jornalista da Record encontrado morto havia sido demitido este ano

De Splash, em São Paulo

14/12/2022 10h28Atualizada em 14/12/2022 16h26

O jornalista Voltaire Porto foi encontrado morto dentro de sua casa em Porto Alegre (RS) na noite de ontem. Com mais de 20 anos de experiência, ele ficou conhecido como apresentador do "Cidade Alerta" (RecordTV) local.

Aos 47 anos, ele era atualmente o apresentador do programa "Bom Dia", da rádio Guaíba. Em seu canal do YouTube, ele compartilhava vídeos pessoais, algumas de suas reportagens e notícias de sua vida profissional.

Natural de Porto Alegre, Voltaire começou a carreira na televisão em 1998, na TVE. Dois anos depois, migrou para a Rede Pampa, e atuou como âncora por sete anos. Neste período, concluiu a graduação em jornalismo e ampliou sua trajetória profissional.

No Grupo Record, em que ingressou em 2007, ele apresentou a versão local do "Cidade Alerta" e o "Balanço Geral" especial de sábado.

Há cerca de oito meses, Voltaire foi desligado da RecordTV, e publicou um vídeo em seu canal no YouTube para explicar o motivo da demissão. Neste período, ele continuou ligado ao grupo como apresentador do programa matinal da rádio Guaíba, e contou que a ruptura veio em motivo das insistências que fazia para a inserção de elementos da cultura local no "Balanço Geral".

Voltaire era casado desde 2008 com a advogada Kamila Machado. Juntos, os dois tiveram três filhos, todos ainda pequenos.

Em nota, a rádio Guaíba lamentou a morte do apresentador, e exaltou seu profissionalismo na comunicação com o público.

A Rádio Guaíba lamenta profundamente a morte do jornalista e apresentador Voltaire Porto, ocorrida nesta terça-feira. Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa. Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor.

Splash entrou em contato com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul para colher detalhes do caso e da investigação de suicídio, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.