Topo

Wilko Johnson, músico e ator de 'Game of Thrones', morre aos 75 anos

O guitarrista Wilko Johnson - Divulgação
O guitarrista Wilko Johnson Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

23/11/2022 10h52Atualizada em 23/11/2022 10h56

O músico e ator britânico Wilko Johnson morreu na última segunda-feira (21), aos 75 anos, na Inglaterra. A notícia foi divulgada nas redes sociais de Johnson.

"Obrigado por respeitar a privacidade da família de Wilko nesse momento triste, e obrigado pelo tremendo apoio durante a incrível vida de Wilko", diz o comunicado.

Em 2013, o astro do punk britânico foi diagnosticado com câncer no pâncreas em estágio avançado e decidiu não fazer quimioterapia. Naquele ano, ele foi informado de que teria mais nove ou dez meses de vida. No ano seguinte, Johnson anunciou que estava livre do câncer depois de fazer uma cirurgia para remover um tumor de três quilos.

"Agora, estou gradualmente aceitando a ideia de que minha morte não é iminente, que eu vou viver", disse na época, na premiação Q Awards.

Johnson começou sua carreira em 1971, formando a banda Dr Feelgood. O grupo se tornou uma grande influência para o punk britânico, e Wilko ficou conhecido por seu estilo diferente e energético de tocar guitarra. Em algumas performances, ele levava o instrumento aos ombros, como uma arma.

Ele deixou a banda Dr Feelgood após gravar quatro álbuns, formando em seguida o grupo Solid Senders. Pouco depois, lançou seu próprio projeto, a Wilko Johnson Band, cujo último álbum, "Blow Your Mind", foi lançado em 2018.

Durante sua carreira musical, Johnson também colaborou com Roger Daltrey, do "The Who", no álbum "Going Back Home", lançado em 2014.

Na televisão, o músico também fez uma participação especial na série "Game of Thrones". Ele interpretou Ser Ilyn Payne, um carrasco mudo, aparecendo em quatro episódios na primeira e na segunda temporada da produção.