Topo

Terror da eleição, banheiro unissex é realidade no Primavera Sound

Primavera Sound investe em banheiros unissex - Fernanda Talarico / UOL
Primavera Sound investe em banheiros unissex Imagem: Fernanda Talarico / UOL

Yolanda Reis

Colaboraçao para Splash, de São Paulo

05/11/2022 22h56

Ignorando a polêmica das eleições presidenciais de 2022, o Primavera Sound incluiu em sua estrutura um terceiro banheiro. Além dos banheiros separados por gênero, masculino ou feminino, o festival conta com um terceiro, unissex, que o evento define como "banheiro para todos".

A decisão do Primavera vem na sequência de um longo debate nas redes sociais sobre banheiros unissex, motivados por uma notícia falsa compartilhada pelo cantor Latino, apoiador de Jair Bolsonaro (PL)

O intérprete de "Festa no Apê" compartilhou a informação de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proporia, uma vez presidente, uma nova lei para acabar com a separação de banheiros por gênero nas escolas. O TSE ordenou a exclusão da publicação, por ser falsa, mas o assunto seguiu repercutindo.

O formato adotado pelo Primavera, com três banheiros, é o considerado ideal por entidades que defendem os direitos da população LGBTQIA+. A Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), inclusive, pondera que banheiros unissex são realidade em muitos espaços no Brasil, como aviões e ônibus.

A entidade ainda reforça que não há nenhum projeto de lei nesse sentido e que essa não é a pauta da organização. A proposta é que, onde for possível, exista uma terceira opção, para a população que não se sente confortável em utilizar o banheiro masculino e o feminino.

Famosos marcam presença no primeiro dia de Primavera Sound