Topo

Daniel Radcliffe abre o jogo sobre falas transfóbicas de J.K. Rowling

Sandra Bullock temeu que Daniel Radcliffe fosse morto em filmagens - Reprodução / Internet
Sandra Bullock temeu que Daniel Radcliffe fosse morto em filmagens Imagem: Reprodução / Internet

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

01/11/2022 18h45

Daniel Radcliffe, de 33 anos, abriu o jogo e falou abertamente contra J.K. Rowling, autora de "Harry Potter", acusada de inúmeras falas transfóbicas. O ator, que conquistou o sucesso mundial ao viver o protagonista da franquia, disse que nem todos da equipe compartilham as mesmas "crenças".

Após a estrela de "Harry Potter" publicar uma carta aberta no qual afirmou "Mulheres transgêneros são mulheres", o ator concedeu uma entrevista ao IndieWire. Ele contou o motivo de ter decidido falar publicamente contra a autora por ter protagonizado vários ataques.

"A razão pela qual senti que precisava muito dizer algo foi porque, particularmente desde que terminei "Potter", conheci tantas crianças e jovens queer e trans que tinham uma enorme identificação com Potter", disse o ator.

"E então vendo eles machucados eu queria que soubessem que nem todos na franquia se sentiam assim. E isso foi muito importante", acrescentou.

O ator publicou a sua carta no site do The Trevor Project, organização sem fins lucrativos que atua nos esforços de prevenção do suicídio na comunidade LGBTQIA+. "Foi muito importante porque trabalhei com o Trevor Project por mais de 10 anos, então acho que não conseguiria me olhar no espelho se não tivesse dito nada. Mas não sou eu quem adivinha o que se passa na cabeça de outra pessoa", afirmou.

Com o título "Mulheres transgêneros são mulheres", Radcliffe quis deixar claro o seu posicionamento diante dos inúmeros comentários da autora. "Qualquer declaração ao contrário disso apaga a identidade e a dignidade das pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde, que têm muito mais experiência neste assunto", destacou.

Radcliffe acrescentou: "Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros ['Harry Potter'] foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários causaram a vocês. Eu realmente espero que você não perca inteiramente o que era valioso nessas histórias para você".

Outros atores de "Harry Potter" já tinham se manifestado contra as falas de J.K. Rowling. Mais recentemente, Tom Felton, que interpretou Draco Malfoy na série de filmes, mostrou seu distanciamento com a autora.

"Sou pró-escolha, pró-discussão, pró-direitos humanos em geral e a favor do amor. E qualquer coisa que não seja essas coisas, eu realmente não tenho muito tempo", disse Felton ao The Independent no mês passado.

"É também um lembrete de que, por mais que J.K. Rowling seja a fundadora dessas histórias, ela não fez parte do processo de filmagem tanto quanto algumas pessoas podem pensar. Acho que só me lembro de vê-la uma ou duas vezes no set", completou ele.