Topo

Jennifer Lawrence diz que 'perdeu controle' após sucesso em 'Jogos Vorazes'

Jennifer Lawrence em Jogos Vorazes, lançado em 2012; estrela da franquia diz que passou por fase difícil após sucesso do primeiro filme - Divulgação/Lionsgate
Jennifer Lawrence em Jogos Vorazes, lançado em 2012; estrela da franquia diz que passou por fase difícil após sucesso do primeiro filme Imagem: Divulgação/Lionsgate

De Splash, em São Paulo

09/10/2022 12h17Atualizada em 09/10/2022 12h17

Estrela da franquia "Jogos Vorazes", a atriz Jennifer Lawrence confessou ter "perdido o controle" da própria vida após seu sucesso na pele da protagonista Katniss Everdeen. Em depoimento ao programa "Screen Talk", parte do Festival de CInema de Londres, ela afirma que se sentia como um "produto" no período entre o lançamento do primeiro filme, em 2012, e sua vitória como melhor atriz no Oscar, no início de 2013, o que fez com que ela não conseguisse mais tomar decisões sobre sua carreira sem a ajuda de outras pessoas.

"Eu acho que perdi o controle. Entre o lançamento de 'Jogos Vorazes' e a vitória no Oscar [pelo filme 'O Lado Bom da Vida'], eu me tornei uma mercadoria tão grande que eu sentia que toda decisão tnha que ser uma grande decisão em grupo. Quando eu penso sobre isso agora, eu não consigo lembrar daquela época, porque eu tinha perdido totalmente o controle", afirmou.

A atriz, que diminuiu o ritmo de sua carreira nos últimos anos, declarou também que sente ter recuperado sua identidade após as crises nos primeiros anos de trabalho.

"Eu sinto que [os filmes] são pessoalmente importantes pra mim pela primeira vez em muito tempo", declarou a estrela, de 32 anos.

Lawrence teve seu primeiro grande papel no cinema em 2010, com o filme "Inverno da Alma, que rendeu a ela a primeira indicação ao Oscar. Desde então, ela também participou de sucessos comerciais como a franquia "X-Men", ganhou outra indicação ao maior prêmio do cinema por "Joy", em 2016, e estrelou produções polêmicas como "Mãe" e "Não Olhe Para Cima".

Este ano a atriz está participando dos circuitos de festivais para promover "Causeway", um drama da diretora Lila Neugebauer sobre um soldado que volta da guerra com danos no cérebro, enfrentado dificuldades para se readaptar à vida em casa.

Em entrevista à Vogue, a protagonista já mostrou seu carinho pelo novo trabalho, afirmando que desenvolveu uma relação "muito pessoal" com a história do filme e que se emociona ao assisti-lo. Durante sua visita a Londres, ela foi ainda mais longe, afirmando que a produção traz para ela sentimentos parecidos com "Inverno da Alma", de estar lendo "páginas de um diário".

Além de atuar, Lawrence também é creditada como produtora do longa, em sua estreia no cargo sob o selo de sua empresa, a Excellent Cadaver.

"É um termo da máfia siciliana para dar um tiro em uma celebridade. Fazia sentido, e acho que tem uma parte de mim que queria matar essa parte de mim", justificou ela ao festival londrino, ao explicar o nome da companhia.