Topo

Como no Brasil? Filme de 2002 mostrou que agroglifos foram feitos por ETs

Mel Gibson em cena do filme de ficção científica "Sinais", de 2002 - Reprodução
Mel Gibson em cena do filme de ficção científica 'Sinais', de 2002 Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

05/10/2022 19h13Atualizada em 05/10/2022 19h14

A cidade de Ipuaçu (SC) voltou ontem aos noticiários após registrar novamente uma formação geométrica em uma plantação de trigo. A marca, que tem pelo menos sete formas geométricas sobrepostas, foi registrada por imagens aéreas e divulgado nas redes sociais. Essa não é a primeira vez que a cidade registra esse tipo de "fenômeno".

Os agroglifos também já apareceram na ficção, no filme "Sinais", lançado em 2002 e dirigido por M. Night Shyamalan.

Na história, a família do ex-pastor e viúvo Graham Hess (Mel Gibson) passa a receber visitas extraterrestres em sua fazenda de milho na Pensilvânia.

As primeiras cenas do filme mostram as crianças da casa vagando em meio à plantação deformada.

"Acho que Deus fez isso", diz Morgan (Rory Culkin), filho de Graham.

"Fez o quê, Morgan?", questiona o protagonista que, em seguida, percebe as enormes formas geométricas formadas sobre os pés de milho.

Formas geométricas em plantações já apareceram no filme 'Sinais', de 2002 - Reprodução - Reprodução
Formas geométricas em plantações já apareceram no filme 'Sinais', de 2002
Imagem: Reprodução

Além das estranhas marcações na plantação, os cães da casa começam a agir de forma agressiva, latindo e atacando as pessoas, inclusive os donos, sem motivo aparente.

Graham até suspeita que os agroglifos sejam uma "pegadinha" de adolescentes da região, mas logo descobre que os jovens estavam no cinema na noite anterior.

A policial Paski (Cherry Jones), a primeira a investigar as formações, logo percebe que os pés de milho não foram quebrados, assim como no caso de Ipuaçu: "Que tipo de máquina dobra um pé de milho sem quebrar?", questiona ela.

O vereador Tiago Kosinski, que registrou as imagens na cidade brasileira, fez um comentário similar.

"Ninguém viu movimentação na parte da noite. [...] Se foram pessoas, foram engenheiros com aparelhos de última geração, GPS e tudo mais. Só assim para fazer com tamanha perfeição. O mistério é que ninguém sabe de nada. [...] O trigo não quebrou e nem voltou. Quando você pisa no trigo, até mesmo quando um carro passa por cima, ou ele quebra, ou ele volta, ou ele fica em um meio-termo, arrepiado, esse não", disse o político.

Na ficção, a família Hess logo descobre que está lidando com alienígenas. Novas formações em plantações começam a surgir em outras partes do mundo, como na Índia, e registros de aparições de extraterrestres são divulgados na imprensa.

Um dos "flagras" foi feito no Brasil, em Passo Fundo (RS). Na cena exibida na televisão, um ET é filmado durante uma festa de aniversário infantil na cidade no sul do país.

No clímax do filme, as criaturas aparecem na casa, cercando os protagonistas. Diante dos seres desconhecidos, Graham e o irmão mais novo, Merrill (Joaquin Phoenix) precisam proteger e defender a família.

O que dizem os cientistas

Para os cientistas, o consenso é de que as marcas em plantações são feitas por ação humana e, geralmente, trazem grande impacto financeiro para o turismo local pelo apelo "ufológico".

Além disso, fenômenos meteorológicos e vestígios arqueológicos podem causar marcas em campos.