Topo

Vini Buttel é denunciado por homofobia após comparar Alex a gazela

No reality "A Fazenda", Vini disse que não é homofóbico porque também comparou o peão a um leão e uma hiena - Antonio Chahestian/Record TV
No reality 'A Fazenda', Vini disse que não é homofóbico porque também comparou o peão a um leão e uma hiena Imagem: Antonio Chahestian/Record TV

De Splash, em São Paulo

22/09/2022 12h11

Vini Buttel, participante do reality "A Fazenda", foi denunciado por homofobia no Ministério Público.

A queixa-crime foi aberta após Vini comparar o peão Alex Gallete a uma gazela na formação de roça de terça-feira (20). Na ocasião, ele disse: "Ele é um leão bravo, quando ele quer; uma gazela indefesa, quando ele precisa, porque ele é um caça-gazela e é uma hiena carniceira. A hiena fica em volta do leão. Entendeu?".

Para o ativista LGBTQIA+ Agripino Magalhães, que abriu a queixa-crime no Ministério Público, a declaração foi homofóbica porque o termo "gazela" costuma ser usado para diminuir ou atacar a sexualidade: "Esse tipo de agressor primeiro começa a insinuar as agressões para você partir para cima dele. Essa é a tática de quem é homofóbico, transfóbico, LGBTfóbico".

Na queixa-crime, ele também anexou vídeos da discussão em que Vini ameaçou "quebrar" Alex após o peão balançar um cabide na frente do seu rosto. A intenção do ativista é que Vini seja intimado pela polícia ainda dentro do confinamento.

Ontem, em conversa com Vini no reality rural, Ingrid Ohara comentou que a comparação pode ter ofendido Alex. O ex-"De Férias com o Ex" negou: "Eu chamei ele de três animais. Eu sou zero homofóbico. Eu fiz uma citação de savana africana".

O advogado de Vini Buttel afirma: "Isso não constitui crime, são meros xingamentos em razão do calor das discussões. No caso do termo gazela, o Vini usou a metáfora e falou de leão, gazela e hiena, sem qualquer conotação da opção sexual do outro participante".

"Opção sexual" também é um termo considerado homofóbico por pressupor que sexualidade é uma escolha — no lugar da expressão, utiliza-se "orientação sexual".

"Dificilmente algum promotor ou delegado pedirá para instaurar inquérito sobre esses fatos", completa o advogado. A assessoria do peão ressalta que Agripino Magalhães é candidato a deputado estadual: "O denunciante é um ativista em campanha eleitoral e quer se aproveitar do fato para engajar sua campanha, a gente deseja boa sorte a ele".