Topo

Lilibet: de onde vem o carinhoso apelido da rainha Elizabeth 2ª?

Rainha Elizabeth - Daniel LEAL / POOL / AFP
Rainha Elizabeth Imagem: Daniel LEAL / POOL / AFP

Colaboração para Splash, em São Paulo

09/09/2022 04h00

Rainha Elizabeth 2ª morreu ontem, aos 96 anos, dando fim ao seu reinado, que durou 70 anos. Durante esse período, o tratamento dado à monarca seguia um protocolo de formalidades, e membros do público não deveriam chamá-la por seu nome, e sim por Sua Majestade, quando a encontravam pela primeira vez, e "senhora" a partir de então.

Apesar disso, dentro da família real, a rainha era chamada por um apelido carinhoso: Lilibet. Mas qual a origem desse nome?

O apelido foi dado à rainha quando ela era ainda criança porque, de acordo com a revista Hello! Magazine, Elizabeth, ainda sem dominar a fala, não conseguia pronunciar o próprio nome e acabou encontrando em Lilibet a solução para o problema.

Os pais e avós da rainha adotaram o apelido para a então menina e, até sua morte, Elizabeth foi carinhosamente chamada assim por outros membros da família real.

Homenagem

Harry e Meghan com os filhos, Archie e Lilibet - Reproduçao/Instagram @alexilubomirski - Reproduçao/Instagram @alexilubomirski
Harry e Meghan com os filhos, Archie e Lilibet
Imagem: Reproduçao/Instagram @alexilubomirski

Príncipe Harry e Meghan Markle usaram o apelido para nomear a filha, Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, em homenagem à rainha e à princesa Diana.

Elizabeth conheceu Lilibet no Castelo de Windsor, dia 1º de junho deste ano, de acordo com informações do jornal The Telegraph. No entanto, a monarca supostamente não permitiu que um fotógrafo estivesse presente para registrar o encontro.

A viagem marcou a primeira ida de Meghan e do filho mais velho, Archie, 3, ao Reino Unido desde a oficialização da renúncia da família às funções na realeza, em 2020.

Rainha Elizabeth 2ª