Topo

Por onde andam os empregados da Globo que têm contrato vitalício?

Cid Moreira, Sergio Chapelin e Leo Batista têm contratos vitalícios com a Globo - Montagem
Cid Moreira, Sergio Chapelin e Leo Batista têm contratos vitalícios com a Globo Imagem: Montagem

Rafael Souza

Colaboração para Splash

02/09/2022 11h12

Muita gente já sabe que Galvão Bueno afirmou que vai se aposentar após a Copa do Mundo do Qatar, em dezembro, afinal, ele mesmo já falou isso para a Folha de S.Paulo. Essa, inclusive, é mais uma das várias vezes em que ele falou em encerrar a carreira.

Mas, a informação de que ele terá um contrato vitalício na Globo é novidade e foi dada na coluna de Ricardo Feltrin, que também noticiou outros três profissionais que teriam esse privilégio de ter um contrato até o final da vida: Cid Moreira, Léo Batista e Sérgio Chapelin.

Os contratos vitalícios não servem para dar uma remuneração mensal ao trabalhador, mas oferecem uma renda por cada trabalho realizado e garantem que o empregado não assine contrato com a concorrência.

Galvão, por exemplo, ainda trabalha ativamente nas transmissões de futebol e deverá ter participações em programas da Globo e no Globoplay, após a Copa. É uma rotina que promete ser bem diferente das que levam os outros funcionários com contrato vitalício.

Cid Moreira

Cid Moreira - Divulgação - Divulgação
Cid Moreira
Imagem: Divulgação

Aos 94 anos, o ex-jornalista e apresentador do Jornal Nacional segue ativo, especialmente nas redes sociais, mas raramente faz algum trabalho na TV. A última aparição de destaque aconteceu em abril de 2015, quando apresentou um bloco do Jornal Nacional junto com Sérgio Chapelin, na semana de aniversário dos 50 anos da Rede Globo.

Nos últimos anos, têm sido notícia os problemas que vêm sofrendo na relação familiar com a esposa e os filhos. Em 2021, os herdeiros de Cid acusaram a atual madrasta, Fátima Sampaio, de se apropriar dos bens do jornalista e fazer uso dele.

Os dois filhos, Roger e Rodrigo Moreira, também já entraram com uma ação no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro pedindo que o pai seja submetido a um exame de aptidão mental para comprovar que ainda pode responder por suas ações.

Apesar dos problemas na família, Cid não parou de interagir com os fãs. Nas redes sociais, o ex-apresentador faz comentários em postagens de famosos e costuma compartilhar a rotina em casa, apesar dos problemas nos rins que vem enfrentando.

Sérgio Chapelin

Sérgio Chapelin - Cesar Alves/Globo - Cesar Alves/Globo
Sérgio Chapelin
Imagem: Cesar Alves/Globo

O ex-apresentador do Globo Repórter não produz mais reportagens, desde quando decidiu abandonar a TV Globo, em 2019, e se despediu do programa e da emissora.

Desde então, Sérgio tem se dedicado à vida no campo, com produção na roça, em especial na fazenda que possui em Itamonte, Minas Gerais, onde o jornalista já disse que deseja passar os últimos dias da vida.

Mesmo assim, aos 81 anos, Chapelin fez uma breve aparição na Globo, nos últimos dias, e deu o que falar. Ele foi convidado pelo programa Esporte Espetacular e participou de uma homenagem a Léo Batista, que fez 90 anos.

Léo Batista

Léo Batista - Estevam Avellar/Globo - Estevam Avellar/Globo
Léo Batista
Imagem: Estevam Avellar/Globo

Não é à toa que Léo Batista vem recebendo homenagens. Incansável, o jornalista segue produzindo reportagens e ativo na TV, mesmo já podendo se aposentar há tempos, aos 90 anos de idade.

A frequência com a produção não é mais a mesma da juventude, mas, em média, há algum vídeo novo toda semana para programas esportivos.

Há duas semanas, por exemplo, o dono da 'voz marcante' entregou uma contribuição para uma matéria do Esporte Espetacular sobre a Copa do Mundo. Na reportagem, Léo participou relembrando grandes curiosidades dos mundiais.

Já na última semana, o jornalista entregou reportagem sobre os resultados da Copa do Brasil, o que demonstra que Léo segue bastante ativo, mesmo com a perda da esposa em janeiro deste ano, quando Leyla Chavantes Belinaso faleceu na casa onde ele mora, no Rio de Janeiro.