Topo

Como uma foto do aniversário da mãe fez atriz prodígio ser cancelada?

Sydney Sweeney foi alvo de críticas na internet após registros do aniversário de 60 anos da mãe - Reprodução/Instagram
Sydney Sweeney foi alvo de críticas na internet após registros do aniversário de 60 anos da mãe Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

28/08/2022 16h32

Conhecida como a Cassie de "Euphoria" (HBO), Sydney Sweeney, de 24 anos, se tornou alvo de polêmica ao compartilhar fotos e vídeos do aniversário de 60 anos da sua mãe, Lisa. Isso porque nas imagens havia um homem vestido com uma camisa do Blue Lives Matter, movimento criado como resposta ao Black Lives Matter e acusado de apoiar o sistema racista de policiais dos Estados Unidos.

O homem usava uma camisa com a estampa da bandeira do movimento, que em tradução livre significa "Vidas Azuis Importam", que defende que os assassinatos de agentes devem ser considerados crimes de ódio. Nesse caminho, o grupo é acusado de reforçar a discriminação dos policiais contra negros, que provoca a suspeição, prisão e mortes. Na festa, com a temática country, o homem aparecia com a mãe, avó e atriz na frente da mesa do bolo.

Além disso, em fotos publicadas pelo irmão de Sydney, Trent, é possível também ver bonés inspirados no slogan da campanha do ex-presidente Donald Trump "Make America Great Again" (Faça a América incrível novamente, em tradução livre). "Os bonés dizem 'Torne os 60 incríveis de novo", afirmou ele.

Dessa forma, usuários nas redes sociais questionaram o posicionamento político da família da atriz e até mesmo da própria Sydney quanto ao movimento Blue Lives Matter.

Após a repercussão negativa da foto, a atriz foi ao Twitter se manifestar sobre a polêmica. "Gente, isso é uma loucura", escreveu. "Uma celebração inocente pelos 60 anos da minha mãe acabou se tornando uma declaração política absurda, o que não era a intenção. Por favor, parem de fazer suposições. Muito amor a todos e feliz aniversário para a minha mãe", disse ela.

Em uma entrevista para o Los Angeles Times, a atriz, indicada ao Emmy pelos papéis em "Euphoria" e "The White Lotus", falou sobre o impacto que a sua família teve em sua carreira. "Eu não teria sido capaz de perseguir meus sonhos sem eles apoiarem essa decisão", disse ela.

"Eu tinha 12, 13 anos e minha mãe e meu pai abriram mão de tudo o que sabiam para que eu pudesse ir atrás dos meus sonhos. Perdemos amigos, perdemos nossa casa, perdemos tudo por minha causa", acrescentou ela.

No auge dos protestos do Black Lives Matter após o assassinato de George Floyd por policiais em 2020, Sydney manifestou apoio ao movimento, como várias figuras de Hollywood, por meio de suas mídias sociais. "[Nós precisamos fazer o melhor. O ódio neste mundo precisa acabar. Black Lives Matter", escreveu ela na ocasião.

Homem aparece ao lado de Sydney Sweeney, mãe Lisa e avó na comemoração de aniversário de 60 anos - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Homem aparece ao lado de Sydney Sweeney, mãe Lisa e avó na comemoração de aniversário de 60 anos
Imagem: Reprodução/Instagram