Topo

Candidata que viralizou já brigou com repórter da Globo: 'Está inventando'

Candidata que viralizou já brigou com repórter da Globo - Reprodução/TV Globo
Candidata que viralizou já brigou com repórter da Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

17/08/2022 19h52

A professora Lourdes Melo, candidata do PCO ao governo do estado do Piauí, viralizou ontem nas redes sociais ao discutir com o mediados Joelson Giordani sobre as regras do debate realizado pela TV Cidade Verde. Essa não é a primeira vez que a candidata entra em atrito com um veículo de imprensa.

Nas eleições de 2016, Lourdes Melo era candidata do PCO à prefeitura da capital Teresina e discutiu com a repórer Karina Matos, da Rede Clube, afiliada da Globo no Piauí, por acreditar que poderia sofrer manipulação da emissora durante sua entrevista.

No vídeo que viralizou nas redes sociais, a candidata aparece irritada com a repórter e a deixa falando sozinha. "Você quer impor o que você quer que eu fale", acusou.

"A senhora é muito arrogante. A senhora se acha. A senhora nem me conhece, mas eu lhe conheço", rebateu a Karina Matos. "Eu lhe conheço sim, você anda assim na manifestação", retrucou Lourdes Melo, imitando o jeito de andar da jornalista. "Eu lhe conheço", avisou a repórter. "Eu sei que você é dessa poderosa Globo", esbravejou a candidata.

Em seguida, o vídeo corta para Karina Matos e Lourdes Melo sentadas no banco da praça trocando farpas. "Pois, então, o que foi que eu disse contra você?", indagou a candidata. "Como é que vai fazer uma matéria com uma pessoa toda hora querendo ir para um lugar", declarou a jornalista.

"Você quer impor o que você quer que eu fale", reforçou Lourdes. "Mas eu nem lhe perguntei nada, como que eu quero impor alguma coisa?", rebateu Karina. "Então, vamos lá", pediu a professora. "O que eu preciso é de imagem da senhora. Para fazer a matéria, eu preciso da sua imagem", explicou a repórter.

Lourdes Melo reclamou de estar sendo entrevistada em uma praça, enquanto os demais concorrentes ao posto de prefeito de Teresina foram recebidos nos estúdios da emissora. A jornalista, então, pontuou que a candidata prestasse atenção em quem estava direcionando suas críticas.

E eu lá tô decidindo alguma coisa, dona Lourdes? Eu sou da Justiça eleitoral? Eu sou dona de empresa? Aqui é tudo trabalhador. Pergunte se ele [o câmera] não tem o salário dele, se eu não tenho o meu. É tudo trabalhador. A senhora está focando nas pessoas erradas.
Karina Matos

"Eu não trabalhava nunca para uma empresa dessa", disparou Lourdes Melo. "Ah, tá, dona Lourdes, deixe de conversa que não trabalhava. A senhora trabalha para o sistema por quê?", ironizou Karina Matos. "Eu trabalho duro aqui. Eu conversa com o aluno", avisou a candidata. "Eu também trabalho, também sou professora. A realidade que a senhora conhece eu também conheço", rebateu a jornalista.

A discussão entre Karina Matos e Lourdes Melo não parou. "A senhora se acha", cutucou Karina. "É você quem se acha", rebateu a Lourdes Melo. "A senhora tá se achando, se acha melhor que os outros, a gente chega aqui para trabalhar, fazer a matéria e a senhora fica com coisa com a gente, aqui é tudo trabalhador também", disparou a jornalista.

Visivelmente irritada, a candidata do PCO acusa a jornalista de estar inventando problema. "Que coisa que eu tô fazendo? Você está inventando, minha filha! Você tem o poder. Você tem esse microfone e a TV. Eu não tenho nada, sou só professora", bradou.

O trecho da discussão da jornalista e a candidata ao PCO não foi exibido pela Rede Clube, afiliada da Globo no Piauí.

'Você quer me calar?'

Lourdes Melo virou meme durante um debate entre candidatos do governo do Piauí na terça-feira (16). O episódio ocorreu no início do terceiro bloco, quando o apresentador sorteou o nome da candidata do PCO e pediu para que ela se dirigisse ao púlpito.

Ela teria 30 segundos para formular a pergunta com tema livre e para qualquer um dos candidatos presentes. "Então, gente... a gente vem para um debate desse...", dizia ela, ao ser interrompida pelo mediador. "A pergunta, por favor, candidata. Para quem a senhora quer fazer a pergunta?" (Assista abaixo a partir do trecho 1h32min)

Lourdes não gostou da interrupção e rebateu: "Ah, você quer me calar? É porque eu tenho que...", afirmava a candidata do PCO ao Palácio de Karnak, antes de ter o áudio do microfone cortado.

"Ah, você quer proteger os candidatos?", questionou ela, na sequência. "Pelo contrário, eu quero que a senhora diga para quem vai fazer a pergunta", respondeu o apresentador.