Topo

Fora da TV, Iran Malfitano foi Uber e agora investe em criação de abelhas

Iran Malfitano foi o protagonista de "Malhação" de 2001 e 2003 - Reprodução/Globo/Instagram
Iran Malfitano foi o protagonista de 'Malhação' de 2001 e 2003 Imagem: Reprodução/Globo/Instagram

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

11/07/2022 04h00

Promessa da TV Globo no início dos anos 2000 quando interpretou o Gui em "Malhação", Iran Malfitano ficou conhecido por atuar em diversas novelas da emissora e, depois, participar de tramas bíblicas na Record. Atualmente, o ator está sem projetos na televisão, mas isso não significa que esteja parado. Ele, que já trabalhou como motorista no Uber e deu aulas de teatro, investe agora na criação de abelhas.

Hoje, aos 40 anos, ele conta em entrevista a Splash que vive a melhor fase de sua vida, mesmo fora das telinhas, por estar "se aventurando em outras áreas fora da arte".

"Uma das coisas que me interessei foi a apicultura, porque um grande amigo tem um terreno maravilhoso para colocar várias colmeias. A gente está desenvolvendo um projeto. Nunca imaginei que fosse criar abelha. Estou me aventurando em experimentar coisas novas"

Muito satisfeito com essa nova fase da minha vida. Para mim, a melhor da minha vida.

Em 2019, quando também estava afastado da TV, Iran se tornou notícia por trabalhar como Uber. Um pouco antes, também havia experimentado trabalhar em uma sala de aula, em que compartilhou seus conhecimentos artísticos com alunos de uma escola.

"Rodei como motorista de aplicativo por uns quatro meses. Fiz para não ficar à toa em casa... Antes de começar a dirigir, logo depois de sair da mídia, eu decidi dividir o pouco que sei com uma turma de alunos. Agradeço ao Willian Vita pelo convite, sempre", conta.

Mas isso não significa que Iran abandonou o trabalho a frente das câmeras. Pelo contrário, no mês passado, fez apresentações da peça "Cinco Homens e um Segredo" em Teresina, no Piauí. No ano passado, foi ao ar uma participação do ator em Gênesis, da Record.

Além disso, estampa algumas campanhas publicitárias. Nas redes sociais, ainda compartilha as atividades do dia a dia e recebe elogios por manter a boa forma aos 40. Ele afirma que cuida da saúde corporal visando manter a saúde mental.

"Gosto de cuidar do corpo, mas não é por estética e, sim, por saúde. Durante as produções, muitas vezes, temos que nos dedicar muito ao físico. Em 'Rei Davi' estava com 100 kg, 15 a mais do que estou hoje. Logo em seguida, para José do Egito, fui a 79 kg. Então, ficamos muito focados pelos personagens. Hoje, faço mais pela saúde mental", afirma.

"A Favorita"

Atualmente, Iran Malfitano pode ser visto na reprise de "A Favorita", novela de João Emanuel Carneio exibida originalmente em 2008. Na história, ele interpreta o Orlandinho, um homem gay que se apaixonava por Harley (Cauã Reymond), em um momento que havia menos representatividade LGBT nas novelas.

"O Orlandinho foi muito bem aceito pelo público em geral e pelo público LGBT também. Sempre fui abordado de forma muito positiva pelo público na rua, lembro que essa novela foi um grande sucesso na época, então, toda repercussão foi muito positiva para mim. O Orlandinho agradou a maioria, espero eu", diz ele, aos risos.

No final da trama, ele se "converteu" e terminou com a Céu, frustrando os fãs que queriam o romance com o Harley. A novela não citou que ele pudesse ser um personagem bissexual.

"Claro que teve muita gente que torcia para o Orlandinho acabar a novela com o Harley... Na época, usávamos a expressão "sair do armário", mas se fosse (gravada) hoje, o João Emanuel escreveria de uma forma tão incrível como foi na época. Se hoje o final fosse outro, seria muito legal também", completa.

A princípio, seria apenas uma participação especial, mas o personagem virou queridinho do público e ficou até o final.

"A Favorita foi importante para mim, sim. O João Emanuel escreve de forma impecável. Eu já tinha feito 'Cobras e Lagartos' com ele e tinha funcionado muito bem. Foi incrível dividir cena com o Cauã, a Débora , Luís Baccelli e a Sueli Franco", conta.