Topo

Luana Piovani relata ter sofrido abuso na Globo: 'Na época era normal'

Luana Piovani deu declaração em entrevista a uma revista - Reprodução/Instagram
Luana Piovani deu declaração em entrevista a uma revista Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

08/07/2022 15h55Atualizada em 08/07/2022 19h43

A atriz Luana Piovani protagonizou neste ano um dos momentos mais memoráveis do "BBB" (Big Brother Brasil), mesmo não tendo participado do reality da TV Globo. Ela teve um embate com o diretor do programa, Boninho, por não permitir do uso de fotos dos filhos que ela tem com o surfista Pedro Scooby, então participante do BBB.

Ex-contratada da Globo, Piovani disse que não sentiu medo de represália pela atitude com uma das figuras mais poderosas do canal: "Poder tenho eu, que não preciso nem dele nem da Globo. Já precisei, [hoje] não mais", disparou a atriz em entrevista para a revista Veja.

Quando o ex-marido estava confinado no BBB, Luana Piovani chegou a ser pressionada nas redes sociais para liberar as imagens ao canal, o que não ocorreu.

"A minha reivindicação era justa. Sempre tomei o cuidado de minimizar o exagero no uso da minha imagem, imagina se não teria com meus filhos. Tentei um acordo, ceder para tal prova, mas queriam para a edição toda", afirmou.

Na entrevista, Piovani ainda lembra quando postou "Chupa, Boninho" nas redes sociais em provocação ao diretor, quando viu que a série portuguesa "O Clube", em que ela vive uma prostituta, chegou no topo da audiência do Globoplay, serviço de streaming do canal carioca.

"Era para dar uma provocada nele, tipo falando: 'Eu estou ganhando de você, entendeu? Você fez isso tudo aí, mas quem bomba sou eu, desculpa'. Várias pessoas comentavam que só falavam de mim. Então, toda vez que acontecia algo, eu botava a provocação", declarou.

1 - Reprodução/ Instagram @luapio - Reprodução/ Instagram @luapio
Luana Piovani também falou se participaria do BBB
Imagem: Reprodução/ Instagram @luapio

Participação no BBB?

A atriz colocou uma condição para participar do BBB, programa que ela afirmou nunca ter assistido, apenas alguns trechos.

"[Participaria] Só se ganhasse milhões e por dez dias, no máximo. Entrava, botava fogo em Roma, tomava um banho, passava um gloss e ia embora. É um programa que expõe as mazelas humanas e incentiva as pessoas a se mostrar do pior jeito possível. A receita do bolo é deixá-las cada vez mais fragilizadas e vulneráveis", acredita Luana.

Ela disse ainda que Pedro Scooby não a consultou para participar, mas que se ele tivesse feito isso, talvez ela falaria para ele ir: "[O BBB] É sádico, um coliseu da era contemporânea, no qual os gladiadores são estimulados a se mutilar. O Pedro não me consultou [para participar]. Se tivesse, talvez dissesse para ir. Ele é surfista de ondas grandes e ficou mais popular".

Mudança para Portugal e política

Vivendo na região de Cascais, em Portugal, há quatro anos, Luana disse que deixou o Brasil após crises de pânico e ansiedade, além de querer um lugar melhor para criar os filhos.

"Vim para cá fugindo do medo e da insegurança que me consumiam. Não era só o temor, mas a dor do outro que me arrasava. Passa a ser natural ter uma tragédia toda semana. [...] Enquanto era sozinha levava, mas depois de ser mãe aquilo estava me deixando louca. Tive crises de pânico e ansiedade. Lia o jornal e passava dois dias chorando. Vivia num condomínio, de carro blindado. Não queria criar as crianças assim", confessou.

Ela saiu do Brasil após as eleições de 2018, em um contexto de muita polarização. Ela mesmo já tinha participado de protestos nas ruas pedindo a prisão do ex-presidente Lula e apoiando a Lava-Jato e o então juiz - e hoje ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro - Sergio Moro, não se arrependendo.

Não [me arrependo]. Errado é errado. Como dizem, brasileiro devia ser estudado. Em 2018, escolheu as piores opções e pôs como salvador da pátria o atual presidente. Não tenho essa pedrinha no bolso, votei na Marina Silva. Agora, estão pondo como o salvador aquele que foi condenado. Não voto em nenhum dos dois [Lula e Bolsonaro] afirmou Luana Piovani

Relato de assédio

Ao comentar sobre os relatos de assédio que surgiram na TV Globo nos últimos tempos, Piovani respondeu se já havia presenciado ou sido vítima de algum. Ela revelou que sofreu abuso aos 20 anos.

"Vivi um abuso aos 20 anos, mas na época era normal e só me dei conta mais tarde. Eu e algumas pessoas, entre elas Luiza Brunet, que seria minha mãe no remake de 'Anjo Mau', estávamos na sala do diretor Carlos Manga (1928-2015). De longe, ele bateu na perna e disse 'senta aqui'", lembrou a atriz.

Pensei: 'tiozinho ousado'. Sentei no braço da poltrona. Depois, fui tirada da novela sob o pretexto de que desagregava. Hoje vejo que aquele episódio pode ter pesado [para eu não conseguir o papel] Luana Piovani

Rodrigo Santoro

Em outro momento da entrevista, Luana Piovani faz uma leitura do episódio em que ela foi flagrada traindo Rodrigo Santoro, seu então namorado, no Carnaval de Salvador em 2000, com o empresário Christiano Rangel. A foto de Piovani beijando o rapaz foi estampada na capa da revista Contigo! na época.

1 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Luana Piovani e Rodrigo Santoro namoraram quando mais jovens
Imagem: Reprodução/Instagram

"[Eu] Tinha 22 anos, vivia um relacionamento havia três, estava infeliz. Mas éramos o Brad Pitt e a Angelina Jolie do Brasil. Por onde passávamos, os violinos tocavam", lembrou.

"Não sabia o que fazer com aquilo e, apresentando uma peça na Bahia, reencontrei um antigo amor. Não voltei mais para a cama dele nem disse 'amorzinho, te amo', como já fizeram comigo. Só lamento que essa tatuagem tenha ficado no Rodrigo", lamentou Piovani.