Topo

Sem aviso prévio, William Bonner não apresenta o 'JN' pelo 2º dia seguido

Sem aviso prévio, William Bonner falta pelo segundo dia seguido ao "JN" - Reprodução/TV Globo
Sem aviso prévio, William Bonner falta pelo segundo dia seguido ao 'JN' Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/07/2022 21h20

O jornalista William Bonner, de 58 anos, não compareceu à bancada do "Jornal Nacional", na noite de hoje, e já soma dois dias de ausência do jornalístico. Diferentemente de outros momentos, a TV Globo não explicou o motivo do sumiço do âncora e apostou no jornalista Flávio Fachel ao lado da apresentadora Renata Vasconcellos.

Nas redes sociais, Bonner também não deu as caras para se manifestar ao público sobre o que motivou sua ausência do principal telejornal da emissora carioca. A última postagem do jornalista foi um desenho de um carro há dez horas.

Os fãs de Bonner, no entanto, aproveitaram a publicação para questionar seu paradeiro. "Cadê você no JN?", escreveu um seguidor. "Não some do JN, Bonner", publicou outro internauta.

Esta é a terceira vez que Willian Bonner se ausenta da bancada do "JN" nos últimos meses. Em maio, ele precisou de um afastamento temporário em virtude de um problema na voz. No começo de 2022, o jornalista também chegou a ficar fora do jornalístico após testar positivo para covid-19.

A TV Globo afirmou para Splash que "William Bonner e Renata Vasconcellos estão envolvidos na gravação de um projeto do JN para as eleições e podem, eventualmente, ficar fora da bancada alguns dias esse mês."

Mudança de ares?

Segundo apuração do colunista Lucas Pasin, de Splash, William Bonner deve deixar a apresentação do "Jornal Nacional" em 2023. Entretanto, ele não pretende se aposentar ou deixa a emissora. Ele continuaria como editor-chefe, atuando nos bastidores, em processo de substituição que vem sendo trabalhado desde 2021.

Já há um rodízio de apresentadores ocupando a cadeira de Bonner, especialmente aos sábados, mas que também é usado quando o veterano não pode estar na tela. No último mês, com um problema na voz, ele só esteve 12 dias no programa. No mês anterior, 11.

Ainda segundo Pasin, a Globo realiza pesquisas de mercado e com o público para saber quais nomes que são bem recebidos.

César Tralli foi considerado o principal nome, nas pesquisas, para substituir Bonner. Porém, Heraldo Pereira também vem sendo cogitado para o cargo e tem sido mais testado. Nos últimos três meses, Tralli comandou o "Jornal Nacional" apenas duas vezes, enquanto Heraldo apareceu 19 vezes no período.

Hélter Duarte, Márcio Bonfim e Rodrigo Boccardi também se dividem no rodízio. A Globo tem usado critérios de diversidade para suas escolhas no jornalismo, e pode levar isso em conta na escolha do novo apresentador.

Procurada pelo colunista de Splash para comentar a troca, a Globo encaminhou a reportagem da colunista Cristina Padiglione em que Bonner classifica notícias sobre a saída dele do "Jornal Nacional" como "boatos".

A reportagem usada para a resposta fala sobre a saída da Globo, mas a informação de Splash é a saída apenas da apresentação do JN, seguindo na casa.