Topo

Luiz Fernando Guimarães comenta desafio de viver mulher de 90 anos em peça

Luiz Fernando Guimarães como a nonagenária Vera na peça "Ponto a Ponto" - Divulgação/Caio Caluucci
Luiz Fernando Guimarães como a nonagenária Vera na peça 'Ponto a Ponto' Imagem: Divulgação/Caio Caluucci

Colaboração para Splash

09/06/2022 12h07

O ator Luiz Fernando Guimarães, 72 anos, comentou em entrevista ao jornal "O Globo" sobre o desafio de interpretar uma mulher de 91 anos em "Ponto a Ponto - 4000 milhas", peça que protagoniza ao lado de Bruno Gissoni e Renata Ricci no Rio de Janeiro.

O espetáculo dirigido por Gustavo Barchilon é uma adaptação do texto de Amy Herzog, encenado na Broadway em 2001, e estreia hoje no Teatro Copacabana Palace. Para encarnar a nonagenária Vera, Guimarães surge no palco trajando um robe florido e ostentando uma longa peruca grisalha.

"Não busquei disfarçar minha masculinidade", garante ele, explicando quais foram suas referências para o papel. "Pensei muito na minha mãe, Iara, na minha avó, tias... Em determinadas cenas, busco a tia da Regina [Casé], a mãe do Perfeito [Fortuna], do Evandro [Mesquita], meus companheiros de Asdrúbal [Trouxe o Trombone, companhia teatral]", enumera.

"Um idoso pode tudo. Não falo palavrão em peça, mas estou falando nessa. A tia de outro amigo meu fala: 'ah, vá para a puta que o pariu!'. Nunca vi falar tanto palavrão! Ela vive de camisola, não sai para nada e fala mal de todas as amigas", diverte-se o ator.

"Ponto a Ponto" centraliza-se na relação entre Vera e o neto de 25 anos, papel de Gissoni. Abalado com a morte de seu melhor amigo, o rapaz faz uma visita inesperada à avó e os dois estabelecem a partir daí um diálogo profundo sobre vários temas, como família, sexo e política, descobrindo entre si afinidades que não esperavam.