Topo

Justin Bieber: o que se sabe sobre a doença de Lyme do cantor

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

09/06/2022 04h00

O cantor Justin Bieber anunciou que precisou adiar os próximos três shows de sua turnê, intitulada "Justice World Tour", para cuidar da saúde. O artista canadense desabafou nas redes sociais e disse que o quadro está piorando.

Apesar de não entrar em detalhes, ele escreveu: "Não acredito que estou dizendo isso. Já fiz de tudo para melhorar, mas minha doença está piorando. Meu coração se parte por eu ter que adiar os próximos shows (ordens médicas)."

Vale lembrar que o cantor tem shows marcados no Brasil para setembro deste ano. Ele será uma das principais atrações do Rock in Rio 2022.

Diagnóstico

Justin não entrou em detalhes do motivo do adiamento dos shows, mas especula-se que a razão seja seu tratamento para doença de Lyme.

Justin revelou em janeiro de 2020 que havia sido diagnosticado com Lyme. Na ocasião, ele compartilhou a notícia em uma publicação no Instagram, já deletada. No texto, o astro fez referência a rumores que circularam na época, que sugeriam que sua aparência e as manchas em sua pele tinham relação com uso de drogas.

"Muitas pessoas não perceberam que eu fui diagnosticado recentemente com doença de Lyme", afirmou. "Não apenas isso, mas um caso sério de mononucleose crônica que afetou a minha pele, minhas funções cerebrais, minha energia e minha saúde em geral. Estou lutando e superando! Foram alguns anos difíceis, mas com o tratamento correto (...) eu estarei de volta e melhor do que nunca."

A doença, considerada rara no Brasil, é transmitida por carrapatos contaminados com a bactéria Borrelia, após o aracnídeo ficar grudado ao corpo humano por cerca de 24h. Os sintomas envolvem dores nas articulações e lesões na pele, mal-estar e irritabilidade, e a condição também afeta a imunidade.

Atualmente, a doença de Lyme não tem cura, e pode chegar a estágios graves se atingir o sistema nervoso central. O tratamento é feito com antibióticos.

Em um documentário lançado no final de janeiro de 2020, Justin revelou que lidar com o diagnóstico causou um quadro de depressão que afetou sua autoestima e a convivência com familiares e amigos. "Pode não parecer muito difícil para algumas pessoas simplesmente sair da cama de manhã, mas tem sido complicado para mim", declarou.

Tratamento

Justin recebeu o diagnóstico em 2019, após uma série de testes feitos a pedido da médica Dra. Erica Lehman, que se tornou especialista em doença de Lyme após tratar outras celebridades, como a influenciadora Jordan Younger.

Para o astro, foi difícil identificar a doença pois ele já havia lidado com ansiedade e vícios, problemas que se agravaram com a fama repentina durante a adolescência, sobretudo após uma infância conturbada.

Apesar de falar abertamente sobre a doença de Lyme, Justin não revela muitos detalhes sobre o tratamento ou sobre como sua rotina é afetada pelos sintomas. A turnê do cantor no Brasil segue confirmada.