PUBLICIDADE
Topo

Um tororó de cera! Como é feita a estátua de Anitta no Madame Tussauds

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

03/06/2022 04h00

A cantora Anitta é a mais recente brasileira a ter uma estátua exposta no famoso museu de cera Madame Tussauds de Nova York, localizado na Times Square. Já tem mais de duzentos anos que o museu cria cópias exatas de pessoas famosas, feitas inteiramente de cera, que chamam a atenção pelo realismo.

A sede fica em Londres, mas há filiais em várias cidades do mundo. Nele, é possível encontrar estátuas de personalidades de diferentes partes da sociedade, da política, da cultura popular e do esportes.

Como são feitas as estátuas de cera?

O processo de criação é bastante intenso, e a produção de uma única estátua leva de três a quatro meses. O trabalho envolve mais de 15 artistas e, a cada ano, o museu recebe 200 novas peças, em média.

A primeira etapa do trabalho é um encontro com o famoso para a tomada de medidas. Os profissionais reúnem mais de 250 informações como: a tonalidade precisa da pele, a cor dos olhos, a estrutura e a cor dos cabelos, a forma do rosto, etc.

Com essas informações em mãos, o escultor faz um protótipo em argila. É uma parte importante do processo, já que é justamente nessa fase que a semelhança com a pessoa de verdade é obtida. Depois, é feito um molde, que deve secar bem.

Nesse processo, a cera fundida é preenchida nos moldes para solidificar (mais tarde) e assumir a forma desejada.

Como a cera se contrai, os moldes são geralmente feitos 2% maiores que o tamanho requerido, permitindo que a cera solidificada assuma a forma perfeita. O corpo é então fundido em resina e fibra de vidro.

Depois que a figura é removida do molde, ela é completamente inspecionada por quaisquer imperfeições e costuras que, se encontradas, são derretidas.

Para tornar o modelo ainda mais convincente, as mãos e o rosto são aperfeiçoados, adicionando mais detalhes usando ferramentas de metal aquecidas.

O artista utiliza tintas especiais a óleo para dar à pele o tom correto. Depois, a estátua de cera ganha olhos e dentes. A cor dos olhos é sempre idêntica à da celebridade, enquanto os dentes são criados de acordo com moldes tirados na primeira etapa de preparação.

Os olhos da estátua de cera são feitos com resina acrílica. Cada um desses elementos é feito à mão, adaptados individualmente a cada pessoa.

Para que os olhos fiquem mais realistas, é usado um fio de seda para desenhar até os mais finos vasos sanguíneos. Cada par de olhos exige cerca de 15 horas do trabalho de um artista, mas o resultado vale a pena: as estátuas de cera ganham um olhar incrivelmente vivo.

Outra etapa muito importante é a colocação do couro cabeludo. Cada fio é adicionado manualmente para que a estátua fique o mais realista possível.

A última etapa é a escolha da roupa e da maquiagem. Quase sempre, são as próprias celebridades que fornecem ao museu peças do guarda-roupa. Para finalizar, a estátua recebe acessórios, maquiagem e um penteado.

anitta - Divulgação/Madame Tussauds - Divulgação/Madame Tussauds
Anitta brinca com sua estátua de cera do museu Madame Tussauds de Nova York
Imagem: Divulgação/Madame Tussauds

Estátua da Anitta

Com 1,62 de altura, a figura em tamanho real levou 6 meses para ficar pronta. A obra foi produzida em Londres, onde 20 artistas trabalharam em sua réplica exata.

Para alcançarem o resultado mais meticuloso possível, a equipe do Madame Tussauds trabalhou junto com Anitta e seu time de maquiadores e hair stylists.

Os preparativos da escultura começaram em agosto de 2021, e a cantora doou o cropped de "Girl From Rio" e a calcinha e shorts jeans do figurino do Rock in Rio.

"Durante o processo, você pensa em desistir umas 20 vezes, porque você fica umas 12 horas parada na mesma posição, e com a mesma expressão", brincou a cantora.

Além de Anitta, Neymar, Pelé, Ayrton Senna, Gisele Bündchen, Adriana Lima e Alessandra Ambrósio estão entre os brasileiros eternizados em cera pelo Madame Tussauds.

Anitta é a primeira cantora brasileira a ser transformada em estátua. Em março deste ano, ela chegou ao topo das paradas mundiais com seu novo hit, "Envolver".