Topo

'Devolva o que roubou': entenda polêmica entre Dennis DJ e Rennan da Penha

Dennis DJ e Renan da Penha protagonizam polêmica envolvendo música - Reprodução/Instagram
Dennis DJ e Renan da Penha protagonizam polêmica envolvendo música Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

11/05/2022 17h32

Dennis DJ, 41 anos, comentou sobre a polêmica envolvendo Rennan da Penha, 27, durante participação do podcast Bulldog Show, apresentado por Tuka Carvalho e Vivy Tenório.

O músico foi acusado de roubar trabalhos do colega e de outros profissionais do meio. A Justiça de São Paulo condenou recentemente Dennis DJ por plágio envolvendo a obra de um artista, segundo informou o colunista do UOL Rogério Gentile.

Os desentendimentos entre os artistas começaram ainda em 2019. Rennan da Penha afirma que Dennis DJ levou crédito por produções suas em outras apresentações.

'Devolva o que roubou de mim'

Rennan disse que Dennis "roubou" trabalhos dele e de outros amigos do funk em publicação nas redes sociais. O comentário veio após Dennis postar uma mensagem de perdão em dezembro de 2021.

"Ame, perdoe, peça desculpas e viva cada momento! O amanhã pertence a Deus", escreveu Dennis DJ. Rennan da Penha compartilhou o texto e acrescentou: "Tá bom. Devolva tudo que você roubou de mim e dos demais amigos do funk que eu penso em te perdoar. Hipócrita".

Mais tarde, Rennan recuperou um tuíte do DJ Isaac 22, publicado em fevereiro de 2021, em que ele critica Dennis DJ por não ter nunca tocado em um baile funk.

"Lembro como chorei na cadeia assistindo esse cara tocar tudo que nós estouramos no Faustão, e ganhar o mérito sem nunca ter pisado no baile", comentou na primeira vez que compartilhou a mensagem. A apresentação citada por Rennan foi exibida pela TV Globo em 2019.

Dennis tocou "Medley da Gaiola" durante a atração. O remix aproveita a base de "Eu Vou Pro Baile da Gaiola", música de Kevin o Chris com a produção de Rennan da Penha.

Explicação de Dennis DJ

Após a repercussão no Twitter, Dennis DJ escreveu no Twitter, sem mencionar nomes, que acionou o representante legal. "O meu advogado já tá no processo também, calúnia e difamação".

Ele explicou detalhes sobre o caso durante o Bulldog Show. Ele afirma que pegou "várias músicas que estavam estouradas no Rio de Janeiro" para a música "Medley da Gaiola",

"Eu fiz a versão e ficou bom pra caramba, juntei uma música na outra, ficou atraente, aí o pessoal da Sony chegou e falou: 'vamos lançar isso'. Eu falei: 'pô, é do Dudu Traineiras', e virei as costas e deixei para lá. Não tem como eu cuidar de tudo, eu tenho dezenas de pessoas fazendo um montão de coisas", iniciou Dennis DJ.

"Eles lançaram a música, só que eu pedi para não me colocarem como artista, porque essa música é do Kevin e pedi para botarem no perfil do moleque. Só pedi para colocar Dennis Remix e pode lá ver que está exatamente assim", completou na sequência.

O músico reforçou que também remixou sucessos de outros artistas, mas que nunca assumiu a autoria das canções. "Tanto que os royalties está tudo para o Traineiras, pro Kevin", comentou sobre o sucesso do hit questionado por Rennan.

"As pessoas estavam me atacando porque fui no Faustão, toquei a música e queriam que eu falasse 'liberdade DJ Rennan da Penha', e eu não falei. Mas cara, tu tá ali, primeira vez no Faustão, tu nem pensa, Faustão já te corta também e ali começou a criar uma situação que eu quero entender. [...] Não cometi nenhum crime, não roubei nada de ninguém".

'Atitude desprezível e covarde'

Na época em que se apresentou no programa de Fausto Silva, Dennis DJ se manifestou publicamente após sofrer críticas por conta do hit.

"Salve Kevin o Chris, o compositor e protutor que mudou a cena do funk brasileiro. Ninguém faz nada sozinho nesse mundo. Só dar play é mole", escreveu.

Em entrevista ao jornal O Globo publicada em julho de 2021, Rennan apontou que o artista "levou os créditos" por sua criação e criticou a atitude.

"Como você se sentiria chegando na comunidade por três anos seguidos, fazendo música, criando conteúdo para a comunidade, para uma pessoa que mora num condomínio da Barra da Tijuca, sem nunca ter colado na favela, ganhar mérito com uma coisa que é sua luta?", afirmou.

Quando Dennis DJ se apresentou na Globo, Rennan da Penha estava preso em Bangu, Rio de Janeiro, após ser condenado em segunda instância por associação ao tráfico. Ele permaneceu detido por sete meses.

"Eu tive que ficar para trás e ainda ser chamado de 'apertador de play' quando eu estava preso, pelo Dennis. Uma atitude desprezível e covarde. Assim como foi com Tim Maia e Roberto Carlos, aconteceu com Rennan da Penha e Dennis", reforçou.

Dennis DJ punido em outro caso

Dennis DJ foi condenado pela Justiça de São Paulo após ser acusado de se apropriar de uma música feita por outro artista, apurou Rogério Gentile, colunista do UOL. A decisão é de abril deste ano.

O processo foi aberto em 2021 por Wellington Azzolini, o WZ, logo depois de Dennis DJ ter feito uma participação especial no "BBB". De acordo com reportagem do UOL publicada em 2020, Dennis DJ fatura cerca de R$ 4 milhões por mês.

WZ disse à Justiça que compôs o funk "Swingueira" em 2018 e que, com a ajuda de um produtor musical, apresentou o hit a Dennis DJ na expectativa de lançar em conjunto com o artista.

Foi definido que o compositor receberá uma indenização por danos morais de R$ 10 mil, valor que ainda será acrescido de juros e correção monetária desde o início do processo.

Tentativa de diálogo

Durante o "Bulldog Show", Dennis DJ reforço que gostaria de conversar com Rennan da Penha sobre o caso e destacou a qualidade do trabalho do produtor musical.

"Deu uma treta que eu quero entender até hoje. Já chamei o Rennan para conversar várias vezes, a gente é da mesma gravadora, já falei pra marcarmos um almoço. Não vale a pena você ficar brigando assim. É um moleque super talentoso".